Anais do I Colóquio Semiótica das Mídias. vol. 1, nº 1. João Pessoa, PB: UFAL, 2012.

Circulação midiática em blogs esportivos: impressões iniciais em um ângulo de pesquisa em fase de desenvolvimento

Arnaldo Oliveira Souza Júnior
Unisinos/UFPI

 

O presente texto tem como finalidade apresentar discussão inicial sobre um ângulo de pesquisa em nível de doutorado em processos midiáticos, cujo título é “Jornalismo Esportivo em Ambiente Digital: interações entre produtores e receptores em blogs dos portais, espn-estadão, sportv, lancenet e placar” e que tem como problema em fase de investigação como processos e operações de midiatização estão engendrando interações em blogs esportivos de modalidade de futebol. Ao me debruçar sobre os blogs de produtores como Paulo Vinícius Coelho-PVC (ESPN), Lédio Carmona (Sportv), Benjamim Back- Benja (Lancenet) e Sérgio Xavier Filho – Serginho (Placar), percebo um movimento de circulação de discurso heterogêneo se considerar, dentre outros aspectos, a qualidade do próprio dispositivo que em sua maioria possui operadores de midiatização de natureza hipertextual, interativo e participativo. É nesse sentido é que é relevante estudar a diversidade das interações dos blogs mencionados, haja vista a possibilidade de ver, também, como se dá a circulação em cada um deles. Ressalta-se que a pesquisa encontra-se em fase de análise empírica e por conta disso são apresentadas impressões iniciais, percepções primeiras sobre o ângulo em questão, e como a temática do Pentálogo III deste ano é “Internet, viagem no espaço e no tempo” certamente irá trazer contribuições importantes para a minha pesquisa, por isso resolvi submeter o resumo ao Colóquio do referido evento. O objetivo deste texto é analisar como os internautas, em suas práticas - a partir de lógicas de midiatização - estão fazendo funcionar processos de circulação de discursos gerando ofertas de novos sentidos no e além blog. Ancorado nas discussões sobre o fenômeno da midiatização como uma ambiência em uma sociedade em vias de midiatização a parti de autores como Verón, Fausto Neto, Braga, Gomes, Ferreira e Sodré, e ao olhar para o campo empírico (quatro blogs mencionados), pode-se perceber, em um ângulo da pesquisa, os processos de circulação midiática que permitem abduzir - através de seus rastros, marcas discursivas - que as práticas produzem novos circuitos e circulação de discursos (discursividades) em forma de fluxos contínuos e adiante como bem propõe Braga (2012) e nas discussões sobre circulação além da recepção conforme preconiza Fausto Neto (2010). A circulação do discurso pós- recepção do internauta em alguns dos blogs converge em movimento e incide sobre outros circuitos como, por exemplo, nas redes sociais (Twitter). A metodologia utilizada neste ângulo da pesquisa trata-se de um estudo exploratório analítico sobre os quatro blogs para verificar o processo de circulação dos discursos em outros circuitos.