Anais do I Colóquio Semiótica das Mídias. vol. 1, nº 1. João Pessoa, PB: UFAL, 2012.

Eleições Municipais 2012 em João Pessoa: o discurso dos candidatos a prefeito em debates televisivos

Emilia Barbosa Barreto
UFPB

 

Neste trabalho buscaremos, a partir dos debates televisivos, analisar as estratégias discursivas dos candidatos à prefeitura da cidade de João Pessoa que dão sustentação às suas plataformas políticas nas eleições 2012.Nos propomos a examinar tanto o cenário político quanto o da comunicação midiática e suas interrelações; a identificar as estratégias discursivas dos candidatos, intentando contribuir para a reflexão das relações entre comunicação, discurso e política. A questão central desta pesquisa é investigar como os candidatos a prefeito da cidade de João Pessoa constroem suas estratégias discursivas nos debates da TV Master e da TV Correio da Paraiba. Tomaremos os debates realizados antes do início do horário eleitoral gratuito. Entendemos que nos ocuparemos de parte de um processo político eleitoral em movimento e que nossas observações estarão circunstanciadas por este cenário, atentando que as plataformas eleitorais e os discursos que lhes configuram são ainda embrionários. A análise do cenário político contempla os arranjos/ alianças estabelecidas pelos candidatos; a correlação de forças conjunturais presente em cada candidatura e no enfrentamento entre estas. No tocante ao cenário da comunicação midiática faremos uma breve contextualização do caso analisado com especial interesse na observação das estratégias discursivas dos candidatos. Para tanto, trabalharemos com o conceito de contrato de comunicação, a partir de autores como Charaudeau, Véron e Fausto Neto. Consideramos que os debates televisivos entre candidatos no decorrer de um pleito constituem ambiência de criação de vínculos entre candidatos e eleitores, de expressar a maneira como estes desejam ser percebidos por aqueles. A pesquisa Política e mídia nas Eleições 2012 encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento, em fase de observação dos debates e de construção teórica e metodológica. A pesquisa se articula com o colóquio à medida em que desenvolve reflexões teóricas e empíricas sobre as relações entre a comunicação televisiva e os processos de produção de sentido do campo da política.