Anais do III Colóquio Semiótica das Mídias. vol. 3, nº 1. Japaratinga, AL: UFAL, 2014.

Público e privado nas estratégias e efeitos da visibilidade midiática

Ana Lúcia de Medeiros Batista e Paula Reis Melo

Ana Lúcia de Medeiros Batista e Paula Reis Melo
Universidade Federal da Bahia - UFBA e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

 

Resumo

No dia 31 de outubro de 2011, numa transmissão “ao vivo” feita diretamente do Hospital Sírio Libanês sobre o estado de saúde do ex-presidente Lula para o Jornal Hoje (TV Globo), a repórter Monalisa Perrone foi empurrada por um homem. A ação inusitada do desconhecido foi instantaneamente incluída no fato noticioso e provocou uma interrupção na transmissão e imediato repúdio dos apresentadores posicionados na bancada do telejornal. Três anos mais tarde, em 13 de agosto de 2014, durante a cobertura “ao vivo” do acidente que provocou a morte do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, uma fonte encenou um depoimento. Mentiu, diante das câmeras. A mentira provocou um mal-estar no repórter/na empresa, mas especialmente nas redes sociais. Que estratégias de visibilidade midiática foram usadas pelos indivíduos comuns cujo desejo manifesto era o de obter fama? Esses episódios refletem a diluição entre o público e o privado na sociedade em midiatização. O artigo propõe analisar as estratégias e os efeitos de sentido provocados da irrupção do privado no público.

 

Abstract

On October 31, 2011, in a broadcast "live" directly from the Sírio-Libanês Hospital about the health of ex-president Lula to Jornal Hoje (TV Globo), the reporter Monalisa Perrone was pushed by a man. The unprecedented action of the unknown man was instantly included in the news and caused an interruption in the transmission and immediate repudiation of the presenters of the television news. Three years later, on August 13, 2014, during coverage "live" of the accident which caused the death of the candidate for the Presidency of the Republic, Eduardo Campos, a source has staged a testimonial speech. He lied on camera. The lie has caused discomfort in the reporter and in the company, but especially in social networks. What media visibility strategies were used by ordinary individuals whose manifest desire to be famous? These episodes reflect the dilution between the public and private in time of mediatization of society. The article aims to analyze the strategies and the effects of signs by the outburst of the private in the public.

 

Texto completo: PDF