Anais do III Colóquio Semiótica das Mídias. vol. 3, nº 1. Japaratinga, AL: UFAL, 2014.

Quando o privado vai a público: visibilidades que tornam os bastidores conteúdo em “Profissão Repórter”

Fabiana Piccinin e Ananda Etges
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

 

Resumo

O artigo discute os esforços observados no jornalismo contemporâneo de, ao apresentar a notícia, tornar visível também seus processos de produção a partir do contexto de midiatização. Trata-se de propor o desvelamento da produção das narrativas jornalísticas e autenticá-las a partir de regimes de visibilidade marcados pela naturalidade e espontaneidade dos dizeres em que os jornalistas testemunham, experenciam, mostram e comentam a notícia e os procedimentos deste fazer. E assim, ao explicitar essas dinâmicas, transformam em conteúdo publicizável o que antes era omitido, alterando os critérios editoriais que norteiam os limites do público e do privado. A pesquisa observou esta construção de ilusão de visibilidade e transparência na televisão, que muito tem se valido dos recursos de novos gagdets tecnológicos que contribuem para a demanda pela “exposição máxima”. A análise empírica foi feita no programa jornalístico “Profissão Repórter”, que vai ao pela Rede Globo de Televisão e tem por slogan “Os bastidores da notícia, os desafios da reportagem”.

 

Abstract

The article discusses the efforts observed in contemporary journalism to, through news, make also visible its processes of production from the context of mediatization. It aims to propose the unveiling of the production of journalistic narratives and authenticated them by visibility regimes marked by the naturality and spontaneity of the message in which the journalists testify, experience, show and comment news and its procedures. Thus, by expliciting those dynamics, they transform in publishable content what was once omitted, altering the editorial criteria which guide the limits between public and private. The research observed this construction of an illusion of visibility and transparency in television, which has taken as resources new technological gadgets that contribute to the demand of “maximum exposure”. The empirical analysis was made with the journalistic program “Profissão Reporter”, which airs at Rede Globo de Televisão and has as slogan “The backstage of news, the challenges of reporting”.

 

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