Anais do III Colóquio Semiótica das Mídias. vol. 3, nº 1. Japaratinga, AL: UFAL, 2014.

Memes da Copa, futebol e a reflexão sobre identidade

Janayna Ávila
Universidade Federal de Alagoas - UFAL

 

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar um fenômeno muito recente da comunicação digital: a produção e compartilhamentos de memes durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014. Acompanhadas ou não de um breve texto, os memes são peças humorísticas que circulam na internet, por meio de sites, blogs e redes sociais, especialmente através de dispositivos móveis, como os smartphones, cada vez mais presentes no dia-a-dia. Durante o torneio mundial, os memes teceram críticas a diversos aspectos da competição, estabelecendo um diálogo, ainda que superficial, com elementos que compõem a discussão sobre identidade cultural. Produção que explora a força das construções sígnicas, os memes são também a charge do nosso tempo: de forma sintética e satírica, põem em discussão fatos do cotidiano.

 

Abstract

The purpose of the article is to analyze a recent phenomenon of the digital communication: the production and sharing of memes during the games of the 2014 FIFA World Cup. Along with small texts or not, the memes are humoristic images that circulate around the internet, through websites, blogs and social networks, specially through mobile devices, such as smartphones, increasingly present in our daily lives. During the tournament, the memes generated criticism towards several aspects of the competition, creating a dialogue, even though superficial, with elements that compose the discussion about cultural identity. Exploring the potential of the signical structures, the memes are, as well, the charge of our era: synthetically and satirically, put in discussion facts of the everyday.

 

Texto completo: PDF