Anais do III Colóquio Semiótica das Mídias. vol. 3, nº 1. Japaratinga, AL: UFAL, 2014.

A midiatização da ética e o grotesco entre o público e o privado: o caso do Talk Show “Você na TV”

Laryssa Sarmento Bittencourt e Amilton Gláucio de Oliveira
Universidade Federal de Alagoas - UFAL

 

Resumo

A televisão brasileira, ao ter consolidado historicamente arquétipos programáticos pautados na busca pela audiência sob a lógica de mercado vigente, tende a figurar com o estereótipo de “arena” em que a presença do espetáculo é estimulada e outorgada por tal mídia. O presente artigo parte das discussões sobre o processo de midiatização e roteirização do sujeito para a análise da midiatização da ética e o grotesco verificados nas revelações presentes no talk show “Você na TV”. No contexto do programa, são publicizados pelos participantes detalhes socialmente vexatórios e moralmente reprováveis de si mesmos, através de revelações supostamente verdadeiras. Os convidados, familiarizados com o gênero midiático, confessam segredos de sua vida privada num ambiente público, o televisivo. Serão trabalhados neste artigo os conceitos de midiatização da ética, sujeito roteirizado, talk show, flâneur midiático e grotesco televisivo. Para esta pesquisa, foram analisadas edições do programa, vídeos presentes em seu site e no Youtube, além da gravação em áudio de revelações.

 

Abstract

The Brazilian television, having consolidated programmatic archetypes historically guided by the quest for hearing under the logic of the current market, tends to appear with the stereotype of "arena" where the presence of the spectacle is encouraged and granted by such media. This article part of the discussions about the process of mediatization and routing of the subject to the analysis of media coverage of ethics and the grotesque checked the revelations present in the talk show "Você na TV". In the context of the program, are publicized by the participants socially and morally reprehensible vexatious details of themselves, through supposedly true revelations. The guests familiarized with the media genre, confess secrets of his private life in a public setting, the television. Will be worked out in this article the concepts of media coverage of ethics, scripted subject, talk show, television media flâneur and the grotesque. For this research, the program edits videos present on your website and Youtube, were analyzed in addition to the audio recording of revelations.

 

Texto completo: PDF