Anais do III Colóquio Semiótica das Mídias. vol. 3, nº 1. Japaratinga, AL: UFAL, 2014.

Moda e indumentária como mídia e a dialética entre público e privado

Regina Lúcia Alves de Lima e Dilermando Gadelha
Universidade Federal do Pará - UFPA

 

Resumo

O trabalho pretende refletir sobre o fenômeno da moda e da indumentária em dois âmbitos: o primeiro deles é o da percepção da roupa como mídia e, portanto, como imbuida em processos de produção e circulação de sentidos. Um segundo âmbito, derivado do primeiro, trata de um olhar sobre o público e o privado também na perspectiva da moda e da indumentária, buscando pensar sobre a roupa como uma forma de representação e de publicização do Eu, mas também como forma de conjunção e comunitarização, ou seja, da relação entre o Eu e/com o Outro(s).

 

Abstract

This paper intends to approach fashion and clothes in two scopes: the first is the perception of fashion and clothes as media and so as part of the senses production processes. A second scope, derived from the first, intends to approach fashion and clothes inside de dialectics between public and private and their relation with the representation and publicity of the self, but also as conjunction and communization, or the relation between de self and the Other.

 

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