Anais do III Colóquio Semiótica das Mídias. vol. 3, nº 1. Japaratinga, AL: UFAL, 2014.

O choro dos jogadores na Copa do Mundo midiatizado pelo jornalismo online brasileiro e seu público

Sandra Moura
Universidade Federal da Paraíba - UFPB

 

Resumo

Este trabalho investiga o choro dos jogadores da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, a partir do exame de notícias online e dos comentários feitos pelo público, quando da realização da partida de futebol entre as seleções do Brasil e do Chile, que foi decidida na disputa de pênaltis. A vitória do time brasileiro foi precedida pela emoção e pelo choro dos jogadores, o que causou grande repercussão na mídia brasileira e gerou comentários dos internautas. Considerando os processos de midiatização, o artigo problematiza os atributos que compõem o mito da masculinidade no domínio da produção, circulação e consumo dos conteúdos e sentidos jornalísticos.

 

Abstract

This paper investigates the cries of the players of the Brazilian team in the 2014 World Cup, from the examination of online news and the comments made by the public, when performing soccer match between the national teams of Brazil and Chile, which was decided in the penalty shootout. The victory of the Brazilian team was preceded by emotion and tears of the players, which caused great repercussions in the Brazilian media and generated comments from netizens. Considering the processes of mediatization, the article discusses the attributes that make up the myth of masculinity in the production, circulation and consumption of content and journalistic senses.

 

Texto completo: PDF