Anais do III Colóquio Semiótica das Mídias. vol. 3, nº 1. Japaratinga, AL: UFAL, 2014.

(Auto)Representação do Perfil dos Profissionais da Informação (PI) no Linkedin

Maria das Graças Pinto Coelho e Tatiana Nascimento Augusto Dutra Alves
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

 

Resumo

Estar online em rede social virtual hoje é fator preponderante para estabelecer conexão com pessoas e empresas presentes na Internet. Formar vínculos online é importante e tem impacto no mercado de trabalho off-line. Assim questiona-se como é a representação do profissional nesse ambiente de virtualização da vida onde o individuo constrói uma representação de si em termos de competência e atualidade para que seja localizado? Objetiva-se, de modo geral, analisar os códigos, as ritualidades, as temporalidades que se criam frente a esse mercado de trabalho que se apresenta online, mensurados a partir do Linkedin. A análise da representação do Profissional da Informação (PI) permitiu concluir que os indivíduos buscam um equilíbrio entre a vida pessoal (privada x off-line) e profissional em seus conteúdos postados (público x online).

 

Abstract

Being online virtual social network today is leading to connect with people and companies present on the Internet factor. Forming online relationships is important and has an impact on the labor market offline. So one wonders how it is that the representation of professional virtualization environment of life where an individual constructs a representation of themselves in terms of competence and relevance to be located? Objective is, in general, analyze the code, the distinctive rituals, the temporalities that are created against this labor market that presents online, measured from Linkedin. The analysis of the representation of the Information Professional (IP) concluded that individuals seek a balance between personal life (private x off-line) and professional in their posted content (public x online).

 

Texto completo: PDF