Pandemia e produção de sentidos: relatos, diálogos e discursos

Aline Weschenfelder, Antônio Fausto Neto, Antônio Heberlê, Inesita Soares de Araújo, Laura Guimarães Corrêa e Pedro Russi (orgs.)

2021

Editora Eduepb [download]

Comunicação, Aprendizagens e Sentidos: Difusão, Mediação, Interfaces, Bifurcações
Aline Weschenfelder e Antônio Fausto Neto (orgs.)
2020
Editora Eduepb [download]
Midiatização e reconfigurações da democracia representativa
Paulo César Castro (org.)
2019
Editora: Eduepb [download]
Circulação discursiva e transformação da sociedade
Paulo César Castro (org.)
2018
Editora: Eduepb [download]
A circulação discursiva: entre produção e reconhecimento
Paulo César Castro (org.)
2017
Editora: Edufal [site]
Vigiar a vigilância: uma questão de saberes?
Paulo César Castro (org.)
2016
Editora: Edufal [site]
Dicotomia público/privado: estamos no caminho certo?
Paulo César Castro (org.)
2015
Editora: Edufal
A rua no século XXI: materialidade urbana e virtualidade cibernética
Paulo César Castro, Antonio Fausto Neto, Antonio Heberlê, Eliseo Verón, Laura Guimarães Corrêa e Pedro Russi (orgs.)
2014
Editora: Edufal [site]
Internet: viagens no espaço e no tempo
Eliseo Verón, Antonio Fausto Neto e Antonio Luiz G. Heberlê (orgs.)
2013
Obs: apenas impresso
Transformações da midiatização presidencial: corpos, relatos, negociações e resistências
Antônio Fausto Neto, Jean Mouchon e Eliseo Verón (orgs.)
2012
Editora: Difusão [site]

Rosaly de Seixas Brito
Universidade Federal do Pará - UFPA

 

Resumo

Baseado em pesquisa antropológica com jovens urbanos da Região Metropolitana de Belém, no norte do Brasil, em que estavam em foco, entre outras questões, suas práticas comunicativas, o artigo propõe-se a discutir a redefinição de fronteiras entre o público, o privado e o íntimo nas trocas comunicativas e formas de narrativa virtuais juvenis nas redes sociais da internet. Os dados de campo revelam que, diferentemente das delimitações mais claras entre os âmbitos público e privado da vida que marcaram a modernidade, contemporaneamente os limites entre eles tornaram-se vagos e ambíguos. A vida online, lugar de pertencimento fundamental no cotidiano de jovens, em que é permanente o convite à autoexposição, interpenetra-se com a vida offline. Esses âmbitos são contíguos e mutuamente implicados. Porém, se de um lado o domínio privado da vida se vê atravessado pelas lógicas de visibilidade e de exteriorização do eu na febre das narrativas autobiográficas na rede, de modo geral a intimidade, conforme os dados da pesquisa, mantém até certo ponto uma dimensão indevassável. Valendo-se das formulações de Leonor Arfuch (2005) e Rosalía Winocur (2011, 2012), o artigo defende que é possível discernir dois níveis da intimidade juvenil – a intimidade pública e a intimidade privada íntima. O íntimo é o não comunicável, associado ao lugar próprio, tanto física como simbolicamente falando; o público é o que se dá a mostrar, e pode estar tanto dentro como fora da casa.

 

Abstract

Based on anthropological research with urban youth in the metropolitan region of Belém, North of Brazil, in which there have been in focus, among other issues, their communicative practices, the paper proposes to discuss the redefinition of boundaries among public, private and intimate in communicative exchanges and juvenile forms of virtual storytelling in social networks on the internet. The field data reveal that, differently from the clearer boundaries between the public and private spheres of life that marked modernity, contemporaneously, the boundaries between them become vague and ambiguous. The online life, a place of belonging essential in the daily lives of the youths, which is permanent invitation to auto exposure, interpenetrating with the offline life. These areas are contiguous and mutually implicated. However, if on one hand the private domain of life is seen traversed by logics of visibility and externalization of the self in autobiographical narratives of fever in the social networks, in general intimacy, according to the data of the research, remains to some extent an impenetrable dimension. Utilizing the formulations from Leonor Arfuch (2005) and Rosalía Winocur (2011, 2012), the article argues that it is possible to discern two levels of juvenile intimacy - public intimacy and intimate private intimacy. Something that is intimate is not communicable, associated to one´s place, both in a physically and symbolically ways; the public one is permitted to show, and it can be both inside and outside the house.

 

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Mariana Bastian Tramontini
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

 

Resumo

O trabalho aqui proposto tem como objetivo analisar o papel dos jornais Zero Hora (RS) e Folha de São Paulo (SP) na representação de Dilma Rousseff como candidata à Presidência do Brasil na eleição de 2010 e, também, estabelecer relações entre essa eleição e o que está sendo midiatizado na eleição atual (2014). Acreditamos que alguns episódios ocorridos neste período, e que estão relacionados com a publicização de cenas do universo privado de Dilma Rousseff, contribuíram com a humanização da candidata, como o diagnóstico de um câncer e o fato de se tornar avó. Na eleição atual temos as „lágrimas de Marina‟ também como elemento que forja a humanização da candidata. Não é possível descartar elementos contextuais (como a luta pelos direitos individuais e de minorias) somados a aspectos circunstanciais das candidatas como pessoa (a luta contra o câncer e a morte do aliado político), ou elementos conjunturais da própria campanha (a CPI da Petrobras e a crise na sucessão de Eduardo Campos). Esse desvelamento é feito a partir das „operações de sentido‟ encontradas nos jornais analisados durante a realização da tese de doutoramento e algumas leituras atuais.

 

Abstract

The work proposed here aims to analyze the role of the newspaper Zero Hora (RS) and Folha de São Paulo (SP) in the representation of Dilma Rousseff as Brazil's presidential candidate in the 2010 election and also establish relationships between this election and what is being mediatized in the current election (2014). We believe that some episodes that occurred during this period, and that are related to the publicity of scenes from the private universe of Dilma Rousseff, contributed to humanize the candidate, as the diagnosis of cancer and the fact of becoming a grandmother. In the current election have the 'tears of Marina' element as well as forging a humanizing the candidate. Can not drop contextual elements (such as the struggle for individual rights and minorities) added to circumstantial aspects of the candidate as a person (the fight against cancer and the death of a political ally), or cyclical elements of the campaign itself (CPI Petrobras and the crisis in the succession of Eduardo Campos). This disclosure is made from the 'operations of meaning' found in newspapers analyzed during the course of the thesis and some current readings.

 

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Brenda Parmeggiani e Bruno Araújo
Universidade de Brasília - UnB

 

Resumo

Com perguntas como “O que você está fazendo?” e “O que você está sentindo?”, o Facebook convida o usuário a dividir aspectos de sua vida com uma rede de “amigos”. Ainda, os sentidos subjacentes às mesmas perguntas revelam uma vocação primordial à exploração da faceta individualista de seus usuários, estimulando-os a manifestarem preferências, sentimentos e a dizer o que estão fazendo naquele instante preciso. Nesse sentido, pretende-se refletir sobre as interconexões entre o público e o privado, a partir da análise de perfis de heavy users, com o objetivo de identificar os elementos que estariam na base de seu desempenho. De igual modo, buscar-se-á pontuar assuntos que, pertencentes à esfera do privado, foram transportados para o espaço público.

 

Abstract

From questions such as “What are you doing?” and “What are you feeling?”, Facebook, invites the user to share aspects of his life with a network of “friends”. Besides, the senses within these questions reveal a primary vocation to explore its users‟ individualistic facet, inciting them to express preferences, feelings and to publish what they are doing at that time, that precise instant. In this sense, we intend to reflect on the interconnections between public and private, from the analysis of heavy users‟ profiles, with the objective of identifying the elements that would compose their performance. Likewise, we want to point out subjects that, once belonged to the private sphere, have been transported to the public space.

 

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Aline Weschenfelder
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

Diferentes possibilidades de participação, principalmente aquelas proporcionadas pelos espaços interacionais presentes em plataformas digitais, contribuem para novos modos de atuação por parte de coletivos junto aos produtores de conteúdo midiático. Além de afetar a relação entre produção e recepção, tais contatos conduzem a transformação dos indivíduos envolvidos nas interações. Estes passam a se estabelecer numa condição que transcende o conceito de receptor, visto que suas atividades são inerentes ao funcionamento dos circuitos engendrados pelas atividades comunicacionais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar características que configurem os sujeitos que fazem parte desta esfera de articulações, bem como busca compreender as relações que se constroem nos espaços interacionais supracitados. Para tanto, serão observadas conversações instituídas no campo de comentários do canal no YouTube da blogueira Camila Coelho, que tem como foco a temática moda e beleza. Esta análise é um segmento de nossa tese de doutorado em andamento, que tem como título “Efeitos da Midiatização – Transformação de uma Perita em Celebridade: O Caso Camila Coelho”.

 

Abstract

Diferent possibilities of participation, mostly those provided by interational spaces present in digital plataforms, contribute for new ways of acting by the colectives related with mediatic content productors. More than affect the relationship between production and reception, those contacts conducts a transformation of the individuals involved in interactions. This ones start to estabilish themselves in a condition that transcends the concept “receptor”, once it’s activities are inherent with the operation of circuits begotten by comunicacional activities. Therefore, this work has as its objective, to identify caracteristics that configurate the subjects who make part of this articulation esphere, and also to pursue comprehension of the relations constructed on those interactional spaces above mentioned. For that, will be observed conversations developed on the Camila Coelho's Youtube channel, specifically on the ‘comments’ field, wich has fashion and beauty as its thematic focus. This analysis is a segment of our doctorament thesis, wich is in progress, whose title is “Midiatization effects – Transformation of an expert in a celebrity: the Camila Coelho’s case”.

 

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Os trabalhos submetidos ao Colóquio Semiótica das Mídias deverão tratar de temas afins ao Pentálogo, constituir-se de contribuições da semiótica para estudos de comunicação ou relacionar-se com a modalidade de comunicação midiática.

 

RESUMO


Uma proposta de comunicação deverá se fazer através de resumo com as seguintes características: texto com 100 a 250 palavras, precedido de título, nome do autor e da instituição e sucedido de 3 a 5 palavras-chave.

O resumo deverá abordar os objetivos, problema de pesquisa, estágio do seu desenvolvimento e articulações explicitas com o tema anual do Pentálogo, ou com ângulos afins à semiótica da comunicação midiática. Deve ser composto, em parágrafo único, de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos.

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

TEXTOS COMPLETOS


Os autores dos resumos aprovados e apresentados no Colóquio Semiótica das Mídias deverão remeter seus textos completos até o dia <data a ser definida>, para publicação nestes Anais, considerando os seguintes aspectos:

O texto deve ter até 15 páginas, no formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, margens inferior e direita de 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre as linhas de 1,5 e justificado. (Clique AQUI ou na imagem ao lado para fazer download do template, em Word, para formatação do seu texto para os Anais do V Colóquio)

As citações longas e as notas de rodapé deverão ser apresentadas também na fonte Times New Roman, tamanho 10. As citações devem ser justificadas, sem abertura de parágrafo, e ter um recuo à esquerda de 4 cm e sem o uso de aspas.

O texto deve ser composto dos seguintes itens:

  • Título e subtítulo (se houver), separados por dois pontos (:), na mesma língua do texto*;
  • Subtítulo em inglês;
  • Autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo, que deve aparecer no rodapé indicados por asterisco;
  • Instituição
  • Resumo na mesma língua do texto;
  • Palavras-chave, que devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;
  • Abstract;
  • Keywords, que devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;
  • As diferentes seções do texto devem ser numeradas com algarismos arábicos, podendo estas ser primárias (1, 2, 3...), secundárias (1.1, 1.2, 2.1...), terciárias (1.1.1, 1.1.2, 2.1.1...) quaternárias (1.1.1.1, 1.1.1.2, 2.1.1.1...) e assim sucessivamente.
  • As citações devem ser referidas pelo sistema autor-data, ou seja, pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável, ou ainda, pelo título de entrada (caso a autoria não esteja declarada), seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses.
  • As imagens (fotos, ilustrações, tabelas, gráficos, infografias...) devem ser dispostas no corpo do texto próximas ao ponto onde são citadas.
  • As referências bibliográficas são obrigatórias e devem ser referidas de acordo com a NBR 6023, da ABNT.

* Caso o artigo seja redigido em língua estrangeira, este deve ser acompanhado de título, resumo e palavras-chave em português.

 

POLÍTICA DE ACESSO GRATUITO AOS TEXTOS


O Colóquio Semiótica das Mídias se constitui em um dos produtos do Pentálogo e visa a promover a circulação de conhecimentos sobre o funcionamento das mídias. Para tanto, propõe, segundo dois níveis, o acesso gratuito aos textos: via submissão de textos para serem debatidos e colocando disponíveis os arquivos para consulta e uso de interessados, desde que citada a fonte.

 

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“Acho que os dez anos do Pentálogo traduzem a força proativa da pesquisa universitária conduzida por mestres cientificamente inquietos, mas institucionalmente persistentes, como é o seu caso. O CISECO surfa vitorioso nas dificuldades. Vai continuar ainda que seja grande a onda adversa para a educação e a cultura no momento.”

Muniz Sodré - UFRJ