O Colóquio Semiótica das Mídias é um momento em que pesquisadores apresentam trabalhos com os quais oferecem reflexões sobre manifestações midiáticas, segundo diferentes angulações interpretativas. O encontro acontece durante o evento anual realizado pelo Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO), chamado de Pentálogo, e tornou-se um espaço para que os registros das mais variadas interpretações midiáticas pudessem ser debatidos.

O Colóquio foi pensado como uma atividade de interfaces, em um ato voltado para os desafios da semiótica aberta. Nele, são apresentadas reflexões envolvendo indicações teóricas, metodológicas, hipóteses de trabalhos etc., ou seja, elementos para o debate sobre manifestações midiáticas, e que são trazidos por analistas das mídias situados em diferentes espaços de trabalho.

Tendo em vista a diversidade do material, as contribuições apresentadas no Colóquio são inseridas em mesas cujas caracterizações e formas de agrupamentos levam em conta vários critérios: temas que envolvem a diversidade das manifestações midiáticas; questões emergentes provocadas pelo próprio funcionamento da matéria significante; interrogações teóricas e metodológicas sobre o trabalho da leitura; aspectos do  funcionamento de estratégias e processos de midiatização afetando diferentes práticas sociais.

Uma vez que o Colóquio não é uma atividade que se inspira e que se realiza segundo rituais de um processo preparatório – através do qual os textos possam ser trocados antecipadamente entre os participantes –, aposta-se na reflexão em ato e nos seus efeitos. Neste caso, a atividade se estrutura em torno de mesas que reúnem temas cujos resumos se constituem numa peça de um trabalho inicial para a interlocução a se desenvolver durante a Jornada.