Ricardo Vernieri de Alencar
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – PPG/UNISINOS

 

Resumo

Embora as manifestações da sociedade brasileira ocorridas nas ruas das principais cidades do país neste mês de junho não sejam um fenômeno exclusivo do Brasil, elas seguem um padrão mundial que se desenrola em países como Egito e Turquia, cujas sociedades também clamam por mudanças sociais, o caso brasileiro, a meu ver singulariza-se pela diversidade de pleitos, indo da especificidade do “passe livre” à generalidade do “não à corrupção”, contudo, expõem nas ruas as manifestações corriqueiras que já há algum tempo estão presentes nas redes sociais da web. É esse sentido que me chama a atenção, verificar como se deu a reprodução ou transposição do comportamento das pessoas no universo digital das redes sociais para as ruas nas manifestações sociais de julho de 2013 sob o ponto de vista da midiatização. Para isso, pretendemos analisar dois aspectos dessa transposição: a liderança e a individualidade. Aparentemente, não existem lideres e nem chefes nas redes sociais, seu processo é horizontal, o verbo conjugado é compartilhar. Vejo que nas ruas se passou o mesmo, o movimento não teve líderes e quem se intitulou líder foi imediatamente desqualificado pelo movimento. O outro aspecto relevante a ser analisado, são os perfis individuais transpostos da web para a rua, as pessoas iam com as reivindicações que elas mais se identificavam, manifestando-se por mensagens em cartazes ou outro meio audiovisual, o que pode parecer uma boa homologia com os perfis individuais nas redes sociais virtuais, uma boa manifestação real do que já se passa no horizonte virtual. Em síntese, procura-se entender como o processo midiático contribuiu e afetou as manifestações sociais nas ruas das principais cidades do Brasil no último mês de junho de 2013.

 

Abstract

Although the manifestations of Brazilian society that took place in the streets of major cities this June are not a unique phenomenon in Brazil, they follow a global standard that takes place in countries such as Egypt and Turkey, whose companies also call for social change, Brazilian case, in my view distinguishes by the diversity of claims, ranging from the specificity of the "free pass" to the majority of "no corruption", however, expose in the ordinary manifestations streets for some time they are present in social networks web. It is this sense that catches my attention, check how was the play or transposition of the behavior of people in the digital world of social networks to the streets in social events of July 2013 from the point of view of media coverage. For this, we intend to analyze two aspects of this implementation: leadership and individuality. Apparently, there are leaders and not leaders in social networking, its process is horizontal, the conjugated verb is to share. I see in the streets went the same, the movement had no leaders and who titled leader was immediately disqualified by the movement. The other important aspect to be analyzed, are translated individual profiles of the web to the street, people went to the claims that they most identify themselves, manifesting itself by messages on posters or other audiovisual medium, which may seem like a good homology with individual profiles in virtual social networks, a good real demonstration of what has been happening in the virtual horizon. In short, looking to understand how the media contributed process and affected the social demonstrations in the streets of the main cities of Brazil in the month of June 2013.

 

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