Ivânia dos Santos Neves e Vívian de Nazareth Santos Carvalho
Universidade Federal do Pará - UFPA

 

Resumo

No final da década de 60, a teledramaturgia brasileira vivenciou uma grande mudança na estrutura de sua produção. A telenovela Beto Rockfeller marcou a transformação desse produto televisivo, pois foi a primeira telenovela que se distanciou do modelo melodramático da novela clássica e aproximou o seu enredo da realidade do telespectador. Hoje, a telenovela brasileira vivencia uma nova transformação, pois ao fazer parte de em uma sociedade que utiliza cada vez mais a internet, a telenovela busca na convergência uma nova forma de interação com seus telespectadores. Para se adaptar a esse ambiente online, as telenovelas modificam a forma de construção de suas tramas, expandindo as suas histórias para além da televisão, inserindo-as também na internet. Diante dessa convergência entre televisão e internet, analisamos neste artigo de que forma as telenovelas brasileiras estão se transformando e adaptando suas histórias ao ambiente online. Para isso, analisamos duas telenovelas exibidas pela Rede Globo: Ti-ti-ti (2010) e Cheias de Charme (2012), que utilizaram a internet para interagir com seus espectadores.

 

Abstract

At the end of the 60s, the Brazilian soap operas experienced a major change in the structure of its production. The soap opera Beto Rockfeller marked the transformation of this television product, it was the first soap opera that distanced the model melodramatic classic novel and its plot approached the reality of the viewer. Today, the Brazilian soap opera experience a new transformation as part of the in a society that increasingly uses the internet to search soap opera convergence a new way to interact with your viewers. To adapt to this environment online, soap opera modify the form of construction of his plots, expanding their stories beyond the television, placing them on the internet also. Given this convergence between television and the Internet, in this article we analyze how the Brazilian soap opera are changing and adapting their stories to the online environment. For this, we analyze two soap opera displayed by Rede Globo: Ti-ti-ti (2010) and Cheias de Charme (2012), who used the Internet to interact with your viewers.

 

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