Paulo Roque Gasparetto
Unilasalle

 

Resumo

O texto se propõe a examinar o fenômeno da midiatização da religião e a forma como a mídia afeta as práticas sociais a partir de duas dimensões – de caráter teórico para contribuir para a explicação da complexidade do conceito de midiatização, de modo que ele possa ser considerado um operativo para a pesquisa em mídia e religião – tomando como referência e apontando-se para o fato de que a midiatização afeta as práticas religiosas e faz surgir novas formas de “agrupamentos”. No entanto, ao lado desse papel central da mídia, percebemos, também, que há uma religião que emerge da relação da mídia com a sociedade que, por sua vez, é permeada por diversas lógicas que ultrapassam o controle da produção.

 

Abstract

The text sets out to examine the phenomenon of midiatização of religion and how the m edia affects socialpractices from two dimensions – theoretical character in order to contribute to the explanation of the complexity ofthe concept of midiatização, so that it can be considered an operative for research in media and religion – takingas a reference and pointing to the fact that midiatização affects religious practices and brings out new forms of"groups". However, alongside this central role of the media, we realize, too, that there is a religion that emergesfrom the relationship of the media with the society which, in turn, is pervaded by diverse logics that are beyond thecontrol of the production.

 

Texto completo: PDF