Tainara Andressa Becker Bastianello
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a forma como mensagens políticas são abordadas por pichações dentro do momento atual em que vive a sociedade brasileira: as manifestações contra o aumento das passagens que vem ocorrendo em diversas cidades brasileiras, como no caso de Porto Alegre, levando milhares de pessoas às ruas como ato de oposição às decisões políticas que afetam socialmente a população. Dessa forma, torna-se importante compreender como esses atos sociais devem ser compreendidos dentro do conceito de acontecimento e de que forma, mais especificamente, as pichações contribuem para a circulação de mensagens políticas e como se inserem dentro da visualidade estética urbana. Entender de que forma o ato de pichar também se coloca enquanto ato político e de desobediência civil, de acordo com o conceito de Hannah Arendt. Para compreensão desse fenômeno, este artigo propõe a análise de imagens publicadas por dois veículos de comunicação em versão online e o contexto - matéria jornalística- em que estão publicados, procurando entender de que forma a mídia se posiciona sobre as pichações ocorridas dentro das manifestações, e a apropriação que ela faz dessas mensagens para desarticular esses grupos de manifestantes em específico ou para compreender suas ações. Assumindo a pichação como um ato comunicacional e como forma de reexistir na cidade que nega voz a essas pessoas, tornam-se necessárias a análise e a interpretação dessas manifestações culturais, entendidas como processos comunicativos no cenário urbano, como forma de resistência e comunicação alternativa na inscrição dos textos denominados pichações.

 

Abstract

This article aims to analyze how political messages are conveyed by graffiti during the period the Brazilian society lives: demonstrations against the increase of bus fares, which are taking place in several Brazilian cities, such as in Porto Alegre, make thousands of people go to the streets as an act of protest against political decisions that affect people socially. Thus, it is important to recognize how these social acts are understood within the concept of event and how, more specifically, graffiti contributes to the circulation of political messages and how they visually fit within the urban aesthetic. It is also important to understand how graffiti is also an act of political and civil disobedience, according to Hannah Arendt’s concept. To understand this phenomenon, this article proposes an analysis of images published by two means of communication in their online versions and the context - news story – in which they are published in order to understand how the media portraits graffiti during the demonstrations and the appropriation of these messages done in order to dismantle these particular groups of protesters or to understand their actions. Taking graffiti as an act of communication and as a way to re-exist in the city denies a voice to these people. It is necessary to analyze and interpret these cultural events, understood as communicative processes in the urban setting, as a form of resistance and alternative communication in the inscription texts called graffiti.

 

Texto completo: PDF