Herivelton Regiani e Viviane Borelli
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 

Resumo

O presente artigo busca verificar como os cabeçalhos de páginas do Facebook funcionam enquanto dispositivos de enunciação e de que modo propõem contratos de leitura a seus públicos. Analisa-se o caso específico de páginas de humor religioso cristãs, verificando as estratégias escolhidas pelos sujeitos enunciadores para consecução de seus objetivos. Utiliza-se o aporte teórico metodológico de Verón (2004) e Fausto Neto (2007) acerca da enunciação e contratos de leitura. O espaço de páginas no Facebook oferece interessantes possibilidades para que sujeitos produzam discursos e construam contratos de leitura com diferentes públicos no âmbito do reconhecimento. No contexto maior da midiatização da religião e pela via do humor, diferentes sujeitos se apropriam desses espaços para produzirem estratégias singulares de enunciação, para motivar seus leitores como fiéis ou para criticar ensinamentos e práticas do campo religioso.

 

Abstract

This article intends to verify how the Facebook page covers work as enunciation devices and how it proposes reading contracts to their audiences. Analyzes the specific case of Christian humorous pages, checking the strategies chosen by enunciators to achieving their goals. Methodological theoretical support of Verón (2004) and Fausto Neto (2007) about the enunciation and reading contracts is used. The space for pages in Facebook offers interesting possibilities for subjects produce discourse and build reading contracts with different audiences within the recognition. In the larger context of the mediatization of religion and at the shape of humor, different subjects take ownership of these spaces to produce unique strategies of enunciation, to motivate his readers as believers or to criticize teachings and practices of the religious field.

 

Texto completo: PDF