Raissa Lennon Nascimento Sousa e Luciana Miranda Costa
Universidade Federal do Pará – UFPA / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

 

Resumo

Lançado em 1962, o filme “Um dia Qualquer”, do cineasta Líbero Luxardo, foi o primeiro longa-metragem ficcional produzido totalmente na Amazônia paraense. A obra apresenta a cidade de Belém em um dia comum, revelando o cotidiano nas ruas e as manifestações culturais e religiosas características do lugar. Reprovado pelos críticos da época por suas falhas técnicas e estilísticas, atualmente, o filme se apresenta como locus de uma série de interpretações relacionadas ao corpo, à mulher, às condutas e aos “adestramentos sociais”, que sempre estão presentes, mas são impulsionados diferentemente em cada época. Este artigo tem como principal objetivo analisar a construção de sentidos referente à figura da mulher no filme. Para isso, como aporte teórico, foram escolhidos especialmente os trabalhos do filósofo Michel Foucault, que compreende a sexualidade como elemento historicamente construído. O conceito de “corpo dócil”, sob este prisma, presente em “Vigiar e Punir” (FOUCAULT, 2006), foi relevante para compreender os lugares sociais ocupados pelas personagens femininas da trama, com destaque para Maria de Belém e Marlene.

 

Abstract

Released in 1962, the film "An ordinary day" (“Um dia qualquer”), by the filmmaker Libero Luxardo, was the first fictional feature film made entirely at the Amazonian state of Pará. The film presents the city of Belem on a typical day, revealing the daily life on the streets and the cultural and religious events, which are attributes of the city. Disapproved by the critics of that time for its technical and stylistic flaws, currently, the film is presented as locus of a series of interpretations related to the body, women, conduct and "social trainings," which are always present, but are driven differently in every historical period. This article aims to analyze the construction of meaning related to woman's figure in the film. In order to do this, as theoretical support, it has been specially chosen the work of the philosopher Michel Foucault, who understands sexuality as an element historically built. The concept of "docile body", from this perspective, exposed in the book "Discipline and Punish" (Foucault, 2006), was relevant for understanding the social places occupied by female characters in the plot, especially Maria de Belém and Marlene.

 

Texto completo: PDF