Ricardo Vernieri de Alencar
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/Universidade Estadual do Piauí - UESPI

 

Resumo

O nosso ponto de entrada para o estudo situa-se na ambiência das eleições presidenciais brasileiras em 2014. Percebemos que os resultados das pesquisas de opinião pública - intenções de voto, divulgados pelos institutos de pesquisas, incentivaram jogos de forças entre os campos político e jornalístico. A partir dos indícios observados no contexto das interações entre o campo jornalístico e político, resultante das apropriações dos resultados de diversas pesquisas de opinião pública sobre o processo eleitoral em 2014 e tendo como perspectiva a circulação midiática, estabelecemos um processo reflexivo sobre a instância das pesquisas de intenções de voto e dos discursos políticos como objeto de discurso jornalístico. Portanto, nosso objetivo foi o de explicitar o que vemos quando olhamos para o processo eleitoral no âmbito do espaço público midiatizado, direcionando o foco para delinear o movimento de forças que esse instala, considerando a pesquisa de opinião pública como elemento de referência, ou seja, como um objeto do discurso do campo político e do jornalístico. Delineamos o corpus de observação em três tipos de observáveis: a pesquisa de intenções de voto; atores sociais correlatos ao campo jornalístico e atores sociais correlatos ao campo político. Quanto à pesquisa de intenções de voto escolhemos as pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha, já no campo jornalístico a opção foi pelas edições digitais do jornal Folha de São Paulo e por fim no campo político a investigação será realizada junto às coligações: Com a força do povo (liderada pelo Partido dos Trabalhadores - PT) tendo Dilma Rousseff como candidata; Muda Brasil (liderada pelo Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB), capitaneada pelo candidato Aécio Neves e a coligação Unidos pelo Brasil (liderada pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB), apresentando inicialmente como candidato Eduardo Campos e após a sua morte substituído por Marina Silva.

 

Abstract

Our entry point for the study lies in the ambience of the Brazilian presidential elections in 2014. We realize that the results of the polls - voting intentions, released by research institutes, encouraged games of power between the political and journalistic fields . From the evidence seen in the context of interactions between the journalistic and political field, resulting from the appropriation of the results of several public opinion polls on the electoral process in 2014 and with the perspective to media circulation, we established a reflective process on the instance of research of voting intentions and political speeches as journalistic discourse object. Therefore, our objective was to explain what we see when we look at the electoral process in the mediatized public space, directing the focus to outline the movement of forces that installs, considering the poll as a reference, ie as a speech object of the political field and journalistic. We outline the body of observation of three types of observable: the research of voting intentions; social actors related to the journalistic field and related social actors to the political field. As for the search of voting intentions chose the research conducted by the Datafolha Institute, already in the journalistic field the option was the digital editions of the newspaper Folha de São Paulo and finally in the political field research will be conducted with the coalitions: With the power of people (led by the Workers Party - PT) having Dilma Rousseff as a candidate; Changes Brazil (led by Brazilian Social Democratic Party - PSDB), led by Aécio Neves candidate and the US coalition in Brazil (led by Brazilian Socialist Party - PSB), presenting initially as a candidate Eduardo Campos and after his death replaced by Marina Silva.

 

Texto completo: PDF