Solange Alboreda
Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC -SP

 

Resumo

Algumas das reflexões que seguem fazem parte de uma pesquisa de doutoramento ainda em fase preliminar. A partir do mapeamento das Mostras de Cinema Ambiental, esta pesquisa analisará a recepção pela abordagem sociocultural e sociodiscursiva num corpus formado por 2 filmes: Quinuera, Bolívia, 2014 e A pedra e o farol, Brasil, 2015. Isso para discutir como nos últimos anos a produção/direção cinematográfica se apropriou dos temas: meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e qual a visão do público sobre esses filmes que dialogam com a cultura e as tradições locais, assim como assuntos pertinentes à mudança climática, degradação ambiental, questões indígenas e do agronegócio, entre outras. Analisando como essa produção pode representar um estímulo provocador de diferentes reações, mas, também, efeito de um biopoder, entendido como a gestão calculista da vida buscando uma resposta pragmática.

 

Abstract

The following reflections are part of a doctoral research still in preliminary phase. From the mapping of the Environmental Film Shows and Festivals, this study will analyze the reception through the sociocultural and sociodiscursive approach in a corpus of two films: Quinuera, Bolivia, 2014 and The stone and the lighthouse, Brazil, 2015. This is to understand and discuss how in recent years production and cinematographic direction has appropriated themes such as the environment, sustainability and socio-environmental responsibility, and the public's view of these films, which interact with local culture and traditions, as well as issues related to climate change, environmental degradation, indigenous issues and agribusiness, among others. Analyzing how this production can represent a provocative stimulus of different reactions, but also the effect of a biopower, understood as the calculating management of life seeking a pragmatic response.

 

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