Catiane Rocha Passos de Souza
Universidade Federal da Bahia - UFBA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

 

Resumo

Atualmente é praticamente inevitável pensar a religião sem refletir sua interpenetração com a mídia, principalmente porque essa relação ampliou as possibilidades de surgimento e/ou fortalecimento de novas religiosidades. Neste trabalho, discutimos o modo como a circulação discursiva midiática se constitui enquanto lugar de renovo no Cristianismo desde a Reforma Protestante ao episódio que se tornou o berço do Pentecostalismo contemporâneo: o avivamento da Azuza Street (Los Angeles – EUA). Além disso, refletimos sobre o modo como a circulação discursiva midiática se ressignifica no curso da religiosidade pentecostal, alcançando os dias atuais, quando, nessa instância, se constitui o ciberpentecostalismo. Os fragmentos de memória do processo de instauração do pentecostalismo apresentam indícios e marcas da circulação discursiva midiática como zona de tensões e de fortalecimento de novas religiosidades. Para essa reflexão, nos pautamos na escola latina dos Estudos de Midiatização, da qual destacamos a obra de Eliseo Verón e Fausto Neto quanto ao conceito de Circulação discursiva.

 

Abstract

Nowadays is pratically inevitable to think religion without reflecting its interpenetration with the media, mainly because this relationship has expanded the possibilities for the emergence and/or strengthening of new religiosities. In this work, we discuss how the media discursive circulation constitutes a place of renewal in Christianism, since the Protestant Reform to the episode that became the cradle of contemporary Pentecostalism: the revival of Azuza Street (Los Angeles, USA). In addition, we reflect on the way which the mediatic discursive circulation resignify itself in the course of pentecostal religiosity, reaching the present day, when, in this instance, constitutes cyberpentecostalism. The fragments of memory of the process of the establishment of Pentecostalism present clues and marks of the mediatic discursive circulation as zone of tensions and of strengthening of this new religiosity. For this reflection, we are based in the Latin school of the Studies of Midiatization, from which we highlight the work of Eliseo Verón and Fausto Neto about the concept of Discursive Circulation.

 

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