Cristiane Portela e Nilsângela Cardoso Lima
Universidade Federal do Piauí - UFPI

 

Resumo

O processo de circulação de informações na sociedade atual, em que qualquer pessoa com acesso à internet ganha, cada vez mais, destaque no cenário midiático, visto que pode produzir conteúdos e publicá-los na grande rede, faz com que a visibilidade pública ofertada a esses “novos emissores”, e não mais somente aos profissionais da área, contribua para alterar o protagonismo dos discursos midiáticos, à medida que modifica o controle efetivo sobre a emissão de informações e sobre quem pode comentar/opinar. Assim, “novos protagonistas” ajudam a direcionar atitudes e/ou comportamentos sociais sobre os mais diversos temas, em muitos casos relevantes, em outros banais, mas que viralizam na internet, principalmente por meio das redes sociais. Diante deste contexto, o presente artigo analisa discursivamente a participação efetiva desses “novos atores” sociais, em construção, ao posicionarem-se, em portais noticiosos e redes sociais, a respeito de um tema de impacto social no Estado do Piauí, Brasil, qual seja: a “Operação Infiltrados”, por meio da qual a Polícia descobriu fraudes em concursos públicos realizados no referido Estado. Para tanto, em termos metodológicos utiliza-se a Análise de Discursos (AD), bem como os estudos de midiatização, a partir da “virtualização dos processos sociais”, contemplando o aporte teórico de autores como Stig Hjarvard, Fausto Neto, dentre outros. Observa-se, portanto, que a “Operação Infiltrados” ganhou visibilidade por meio dos portais AZ, O Dia e GP1 e, através deles, “novos atores” sociais se apresentaram como “protagonistas” da produção do acontecimento, ao posicionarem-se, por meio dos comentários, a respeito de um tema de grande impacto social.

 

Abstract

The process of circulating information in today's society, in which anyone with access to the Internet increasingly gains prominence in the media scene, since it can produce content and publish it in the wide network, makes the public visibility offered to these “new emitters”, and not just professionals in the area, contribute to change the protagonism of media discourses, as it modifies effective control over the issuance of information and who can comment / place an opinion. Thus, “new protagonists” help to direct attitudes and/or social behaviors on the most diverse subjects, in many cases relevant, in other banal, but that end up becoming viral in the Internet, mainly through social networks. In this context, the present article discursively analyzes the effective participation of these “new social actors”, under construction, by positioning themselves in news portals and social networks on a social impact issue in the state of Piauí, Brazil: the “Operação Infiltrados”, through which the police discovered fraud in public tenders that happened in the aforementioned State. To do this, in methodological terms the Discourse Analysis (AD) is used, as well as the mediatization studies, based on the “virtualization of social processes”, contemplating the theoretical contribution of authors like Stig Hjarvard, Fausto Neto, among others. It is observed, therefore, that the “Operação Infiltrados” gained visibility through the portals AZ, O Dia and GP1 and through them “social actors” presented themselves as “protagonists” of the production of the event, by positioning themselves, through their comments, about a theme that has great social impact.

 

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