Lúcia Lemos
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

 

Resumo

Na era dominada pelo digital, a comunicação contemporânea incorpora novos saberes e novas práticas, Videojogos são exemplares desses novos processos comunicativos. Jogar um jogo remete à ludicidade, ao brincar e divertir. Mas podem agregar outros modos do jogar, do fazer e se fazer sensível. A proposta é investigar como essa classe de jogos pode ser articulada a novas formas de um fazer discursivo, para que os sujeitos se façam mais estimulados e informados em um saber específico. Para que os sujeitos se façam mais estimulados e informados em um saber específico. Isto é, compreender como as práticas se fazem, se constroem e levam os usuários a adquirirem valor agregado de um sentido de saber e poder. Como objetos de análise “Immuno Ruch” (IR) e “ImmuneQuest” (IQ), ambos desenvolvidos para ajudar a entender conceitos da Imunologia. A Semiótica se faz aporte teórico, para um poder entender melhor e um poder saber escolher entre sentidos visíveis e invisíveis, para prevenir e tratar as doenças que afetam o sistema imunológico. Em IR, os recursos indicam opções de percursos para que os usuários cumpram os objetivos e avancem em um determinado estágio do jogo. Em IQ, eles proporcionam aos usuários um crescente repertório de ações imunes inter-relacionadas, tais como construir e dominar seu sistema imunológico virtual. Espera-se que os jogadores se sintam compelidos a buscar mais informação sobre as ciências da vida e possam viver, imunizados, com mais saúde.

 

Abstract

In an era dominated by digital, contemporary communication incorporates new knowledge, and new practices. Videogames are examples of these new communicative processes. Play a game refers to playfulness, to play and have fun. But can add other ways of play, make and do sensitive. The proposal is to investigate how this class of games can be articulated to new forms of a discursive, to which the subject more stimulated and informed in specific knowledge. That is, understanding how to make practices, build and lead users to acquire added value a sense of knowledge and power. As objects of analysis "Immuno Ruch" and "ImmuneQuest" (IQ), both are designed to help understand the concepts of Immunology. The Semiotic theoretical contribution is done, to a better understanding and know choose between visible and invisible ways, to prevent, to treat diseases that affect the immune system. In IR, the capabilities indicate routes to options that meet the users goals and advance in a particular stage of the game. In IQ, they provide users with a growing repertoire of immune interrelated actions, such as build and dominate your immune system. It is expected that players feel compelled to seek more information about life sciences and may live, immunized, with more health.

 

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