Otavio José Klein, Bibiana de Paula Friderichs e Maria Eduarda Sfredo Ely
Universidade de Passo Fundo - UPF

 

Resumo

No presente artigo realizamos aproximações teórico-metodológicas de um estudo em andamento que busca compreender a personificação como estratégia discursiva nas mídias digitais. Esta estratégia é uma reação à despersonalização da comunicação massiva, que também ocorre nas mídias digitais. O estudo trata do fenômeno nas redes digitais que é o da personalização, que ocorre principalmente, nos blogs com os blogueiros e no youtube com os youtubers. Mais recentemente ocorre também a personificação de instituições e suas marcas através da figura da persona. Conforme Verón (2004), estamos diante de um fenômeno de circulação midiática que busca diminuir a defasagem entre produção e reconhecimento. O estudo aponta para a sua continuidade, visando analisar as diferentes formas de manifestação da persona nas redes sociais.

 

Abstract

In the present article we perform theoretical-methodological approximantions of an in progress study, which pursuit to understand the personification as a discursive strategy in digital media. This strategy is a reaction to the mass communication’s depersonalization, which also happens in digital media. The study deals with the personification phenomenon in digital networks, that mostly occurs in blogs with bloggers and on youtube with youtubers. Recently, also occurs the institutions personifications and their brands by the figure of the persona. According to Verón (2004), we are faced with a media circulation phenomenon, that pursuits to reduce the discrepancy between production and recognition. The study points to its continuity, aiming analyzes the diferente forms of persona’s manifestation in social networks.

 

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