Luciana Miranda Costa e Maria Larissa Dennyfher de Moura
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

 

Resumo

O objetivo principal deste artigo é analisar a contribuição do jornalismo independente durante os preparativos para Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, e sua convivência com os meios de comunicação locais e com as ações do poder público em Natal/RN. Dentre as constatações, podemos destacar que a decisão pela mudança nos projetos de mobilidade urbana da capital potiguar deveu-se, por exemplo, à colaboração do jornalismo independente, que repercutiu na mídia local e mobilizou seu público de interesse. Como recorte metodológico, escolhemos o trabalho da Agência Pública (SP) durante o especial “Copa Pública”, que antecipou o megaevento com reportagens produzidas no ano de 2012. Destacamos na análise, com o intuito de aprofundar e exemplificar os desdobramentos da informação, três reportagens produzidas para a agência, que tiveram como tema as obras de mobilidade urbana propostas por ocasião da competição. Foi feita ainda uma coleta de dados de notícias publicadas no jornal impresso Tribuna do Norte (o principal do Estado) no mesmo período, e um levantamento de decisões tomadas pelo poder público municipal após a repercussão midiática do tema. Como referencial teórico principal, adotou-se autores que trabalham com as Teorias do Jornalismo, como Nelson Traquina, e autores da Análise de Discurso de vertente Francesa, como Michel Pechêux.

 

Abstract

This article's main objective is to analyze the contribution of independent journalism during the preparations for the 2014 World Cup in Brazil and its coexistence with the local media and with the actions of the public atuthoriy in Natal / RN. Among the findings, we can point out that the decision to change the urban mobility projects of the Rio Grande do Norte's capital was due, for example, to the collaboration of independent journalism, which reverberated in the local media and mobilized its public of interest. As a methodological clipping, we chose the work of Agência Pública (SP) during the special ""Copa Pública"", which anticipated the mega-event with reports produced in the year 2012. We highlight in the analysis, in order to deepen and exemplify the unfolding of information, three reports produced for the agency, which had the theme of urban mobility works proposed at the time of the competition. There was also a collection of news data published in the newspaper Tribuna do Norte (the main one of the State) in the same period, and a survey of decisions taken by the municipal public power after the media repercussion of the theme. As main theoretical reference, we adopted authors who work with Journalism Theories, such as Nelson Traquina, and authors of French Stand's Speech Analysis, such as Michel Pechêux.

 

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