Paula de Souza Paes
Universidade Federal da Paraíba - UFPB

 

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as “novas” configurações que se estabelecem entre as ações de comunicação do Estado, as mídias e as associações ou indivíduos reunidos em coletivos na midiatização de questões públicas. Interessa-se pelas diferentes estratégias, formas de denúncia e formulações de revendicações que visibilizam midiaticamente determinados problemas públicos e questões sociais nacional e internacionalmente. Para isso, o artigo debate a relação entre o conceito de midiatização e o de problema público através de exemplos de diferentes pesquisas que abordam a imbricação entre midiatização, problema público e formas de ação para e nas mídias.

 

Abstract

This article aims to discuss the “new” configurations that are established between the communication actions of the State, the media and associations or individuals gathered in collectives in the mediatization of public issues. It is interested in the different strategies, forms of denunciation and formulations of resales that make certain public problems and social issues nationally and internationally visible. To this end, the article discusses the relationship between the concept of mediatization and that of the public problem through examples from different researches that address the interaction between mediatization, public problem and forms of action for and in the media.

 

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