CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

:: Notícias

Abertura do Pentálogo 7 tem debates sobre temas como narrativa, escrita e espacialidade

A sétima edição do Pentálogo do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO) se iniciou nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, em Japaratinga, Alagoas, e contou com mesa de abertura e exposições de Oscar Traversa, Adriano Rodrigues, Walter Menon, Muniz Sodré e Manuel Libenson. Diante do tema central “A circulação discursiva: entre produção e reconhecimento”, os conferencistas puderam apresentar perspectivas diversas e debater com os demais participantes.

A abertura oficial reuniu a diretoria do CISECO e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, que enalteceu a realização de eventos nas cidades fora da Capital. "Estes eventos internacionais da pesquisa agregam para Alagoas pois fornecem a possibilidade de trazer nomes importantes ao estado”. O diretor Fausto Neto contextualizou o tema central e enfatizou que a proposta veio de uma iniciativa indicada há alguns anos por Eliseo Verón, maior incentivador do CISECO que morreu em 2014.

Ainda no turno da manhã, o pesquisador argentino Oscar Traversa, em sua conferência “La Presse, La Mode e La Moda”, associou procedimentos narrativos e midiatização ao estabelecimento da imprensa moderna, com destaque para o papel de Émile de Giardin, o  idealizador da imprensa moderna. A apresentação teve mediação de Fausto Neto.  No fim da manhã, Laura Guimarães Correa coordenou a mesa em que participaram Adriano Rodrigues e Walter Menon. Durante a apresentação, foi muito debatido o conceito de “qualquer-um”.

O segundo período do dia foi retomado com a apresentação sobre circulação e espacialidade, sob responsabilidade do pesquisador  Muniz Sodré, que, de início, lembrou de um personagem conhecido da cidade de Salvador que disse certa vez “Eu não moro, circulo”, que foi o mote de sua conferência que teve mediação de Manuel Dutra. Manuel Libenson encerrou a tarde de conferências debatendo a centralidade da circulação discursiva na constituição do valor econômico. Lúcia Lemos coordenou os trabalhos da mesa.

O Pentálogo 7 segue até  sexta-feira, 23 de setembro, e conta com conferências, apresentação de trabalhos no colóquio, oficinas para a comunidade local e lançamento de livros.

Com Tárcila Cabral- estudante de jornalismo UFAL

 

 

Compartilhe!

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Todos os direitos reservados para CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

Top Desktop version