CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

:: Notícias

Conferência principal tematiza a circulação discursiva a partir do legado de Eliseo Verón

 

O pesquisador do Instituto de Investigación y Experimentación en Arte y Crítica da Universidade Nacional das Artes, da Argentina, Oscar Traversa realizou a conferência principal da sétima edição do Pentálogo do CISECO, nesta quarta-feira, dia 21 de setembro. Com a exposição “Aproximações em torno da circulação discursiva de Eliseo Verón”, Traversa apresentou o tema geral do evento a partir do legado veroniano.

A circulação discursiva foi tensionada a partir da justificação do interesse epistêmico e da pertinência do conceito. A proposta da conferência foi debater o assunto que, segundo Traversa, precisa seguir em desenvolvimento. Ele apontou que a circulação está estreitamente ligada às mudanças nos processos de semiotização e indicou que Verón, em seu último trabalho, apresenta três condições da midiatização, em que a exteriorização dos processos mentais inclui: autonomia, persistência no tempo e modos de acesso.

Por fim, Traversa propôs algumas aproximações “para se pensar” e questões para refletir, como forma de dar seguimento ao debate sobre a circulação discursiva. Após a conferência, o público presente dirigiu perguntas ao conferencista. O Pentálogo segue até sexta-feira, com a proposta de tema geral: “Circulação Discursiva: entre produção e reconhecimento”.

Compartilhe!

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Todos os direitos reservados para CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

Top Desktop version