CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

:: Notícias

Pesquisadores apresentam trabalhos no Colóquio de Semiótica das Mídias

 

 

O VII Pentálogo do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco) segue o seu ciclo, cumprindo com o calendário de atividades no sentido de promover uma ciência crítica diante dos parâmetros da pesquisa atual. Dando continuidade a sua programação, nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, foi pautada em debates e discussões temáticas através da realização do Colóquio Semiótica das Mídias em Grupos de Trabalhos como espaços para a avaliação das produções acadêmicas.

Essas ações foram realizadas pela equipe do Ciseco com o apoio de duas escolas localizadas na cidade de Japaratinga, sede do evento. Os trabalhos caminharam entre conceitos históricos das narrativas da comunicação e aliaram os processos tecnológicos mais recentes, pontuando esta construção.

“Nós tivemos uma boa média de trabalhos nas salas, com temáticas amplas e foi muito positivo, porque percebemos vínculos de contato entre os trabalhos. Isto permite que as pesquisas avancem”, alega o professor Marcos Fábio, coordenador do GT Análises de discursos, jornalismo, publicidade e audiovisual. O pesquisador ressalta ainda a importância destas aproximações, tendo em vista a necessidade de mecanismos de interação e colaboração, além de, identificar elementos da temática central em cada trabalho.

Embasados pelo tema: “A circulação discursiva, entre produção e reconhecimento”, os grupos de trabalho discutiram pautas como os processos de midiatização, a internet e sentidos de circulação, análises de discursos, jornalismo publicidade e audiovisual, os processos de sociabilidade, entre outros campos referenciais. Nesse ensejo, os estudiosos da graduação e pós-graduação, participaram da construção dos debates, complementando as inferências de pesquisa no congresso.

“A experiência expande nossos horizontes, na produção de artigos e analisando outras pesquisas e trabalhos. Nós conseguimos manter um diálogo durante e após o evento, pois esta troca não se limita a experiência do congresso”, cita Keila Oliveira, estudante de jornalismo da UFAL e participante do Ciseco. O mestrando Antônio Cândido, da Unisinos, relatou a apresentação como oportunidade de conseguir “novos ares para a pesquisa em andamento” a partir dos debates realizados e dos comentários e sugestões recebidos.

Interiorizando o foco da elaboração científica em Alagoas, o Ciseco vem para amparar estas carências no estado, criando uma política que caminha na contramão do cenário de investimentos e auxílios. Promovendo esta sistematização e articulação de cultura academicista, o pentálogo mantem sua programação de palestras e discussões com os acadêmicos, concluindo sua agenda na próxima sexta,dia 23 de setembro, ao término dos turnos de apresentações.

Por Tárcila Cabral – estudante de Jornalismo UFAL

Compartilhe!

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Todos os direitos reservados para CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

Top Desktop version