CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

:: Notícias

Oficinas oferecidas pelo CISECO promovem atividades junto à comunidade de Japaratinga

 

Em programação paralela ao Pentálogo e ao Colóquio, membros da diretoria do CISECO oferecem oficinas destinadas a estudantes das escolas públicas da cidade de Japaratinga. Durante a semana de evento, foram ofertadas três oficinas para diferentes grupos: Teatro de Rua, com Pedro Russi; Vídeo, com Antônio Heberlê; e Imagens do Feminino, com Laura Guimarães Corrêa.

Em atividade junto a crianças de 6 a 10 anos, Pedro Russi coordenou dinâmicas diversas em torno do teatro de rua, envolvendo expressão oral, canto, percepção corporal e contato em grupo. “É visível a energia quando se apresenta algo com o qual os estudantes não têm acesso, como o teatro de rua”, afirma Pedro. Três professores também estiveram presentes e colaboraram na atividade os participantes do Pentálogo Manuel Libenson e Marcos Reche.

 

 

 

 

 

 


Vídeos e cartazes

A oficina de vídeo foi destinada aos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Eliseu e contou com a participação de 23 alunos que foram instruídos sobre a utilização do aparelho celular na produção de vídeos curtos, com fim educacional ou cultural e como a promoção do município onde residem. O público-alvo dessa atividade foi formado por adolescentes, com orientação de Antônio Heberlê.

 



 

 

 

 

 

Em atividade destinada apenas ao público feminino, Laura Guimarães Corrêa convidou à conversa e expressão de ideias mais de vinte adolescentes entre 15 e 17 anos. Segundo Laura, as participantes foram convidadas a selecionar imagens, em revistas, das mais diversas mulheres e elaborar descrições sobre as mulheres, sobre os lugares estabelecidos e esperados para as mulheres na sociedade.

A partir das discussões, as adolescentes foram convidadas a comunicar em cartazes os recados que queriam deixar a partir das conversas entre elas. “Os temas surgiram naturalmente, em questões como assédio, salários iguais, padrões de beleza, racismo, cooperação entre as mulheres e, até mesmo, valorização do futebol feminino. Elas e eu aprendemos muito!” explica.

 

Compartilhe!

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Todos os direitos reservados para CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

Top Desktop version