CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

:: Notícias

Pentálogo 8 termina com avaliação, encaminhamento de datas para 9ª edição, ratificação de apoio ao Colóquio e anúncio de publicação do livro

 

Por ocasião da assembleia de encerramento do Pentálogo 8, no dia 29 de setembro em Japaratinga, foi destacada a importância do formato em torno do qual de se desenvolveram as atividades, com ênfase para o clima de simetria e de debates a partir das conferências apresentadas; a pertinência do tema como possibilidade de aprofundamento da discussões sobre a circulação discursiva, a partir dos relatos de pesquisas discutidas; a singularidade dos relatos em torno de casos  articulados com reflexões teórico-metodológicas como referência material, algo que possibilitou aprofundamento  de questões mediante “diálogos horizontais”. Durante o Pentálogo 8 foram realizadas sete mesas temáticas como “Imagens em Circulação”, “Circulação e Conhecimentos”, “Disrupções e Inteligibilidades”, entre outras;e a conferência principal por Mario Carlón, além do Colóquio Semiótica das Mídias, com a apresentação de dezenas de trabalhos distribuídos em sete GTs.

Durante a atividade de encerramento do evento, lembrou-se também a importância do Colóquio Semiótica das Mídias como instância que pode estimular o conhecimento de pesquisadores-docentes e discentes, especialistas, etc- em torno de informações que apontam o avanço da pesquisa sobre temáticas relacionadas com as relações entre semiótica e semiótica das mídias. Lembrou-se que o formato deve ser continuamente aperfeiçoado, evitando-se que o mesmo se constitua num espaço de “depósito de textos” e que metodologias favoreçam crescentemente a existência de um espaço de diálogo e de debate sobre pesquisa.

Foram feitos elogios ao papel das instituições apoiadoras do evento, especialmente as agências de fomento (UFAL, Capes, Fapeal), mas, igualmente, a cooperação de parceiros que colaboram com outras formas de ajuda. Destacou-se o entrosamento entre o Ciseco e a comunidade local, especialmente as ações educativas e de informações utilitárias que foram desenvolvidas através de minicursos para alunos das escolas públicas em funcionamento em Japaratinga. 

Durante a plenária foram mapeadas sugestões que visam ao aperfeiçoamento do processo de produção do livro anual com trabalhos apresentados no Pentálogo, em torno dos formatos em papel e na modalidade digital (e-book), anunciando-se ainda que o livro com os trabalhos do Pentálogo 7 será publicado nos próximos dois meses, com apoio da EDUFAL. Sobre a realização Pentalogo 9, foi confirmada  para setembro de 2018 , em Japaratinga, com indicativos de datas entre o dias 24 a 28, dias a serem confirmadas, ao lado do tema do encontro, por parte da diretoria do CISECO. 

Uma pesquisa está sendo feita no momento entre os participantes cujos subsídios serão levados em conta para escolha do tema dos trabalhos do Pentálogo 9. Mas se destacou a importância da escolha de tema que esteja em sintonia com problemáticas de  ações  semio- comunicacionais de diferentes instituições , contemplando-se discussões  sobre suas  diversas práticas sociais (educação, saúde, política, associativisimo, ciência, esporte, cultura, etc).

 Informou-se, ainda, constituição do Conselho Deliberativo do Ciseco, integrado pelos professores Inesita Soares (FIOCRUZ); Manuel Dutra (UFPA); Adair Peruzollo (UFSM) e Geraldo Nunes (UFRJ). Proximamente, dois nomes oriundos de instituições  internacionais serão escolhidos para integrar também o Conselho deliberativo do Ciseco. Foi igualmente anunciada a implantação de três modalidades de sócios (fundadores; efetivos e membros) conforme encaminhamento da aprovação e encaminhamento da matéria por parte da  diretoria e cuja regulamentação será anunciada para os próximos dias, quando também serão anunciados valores da contribuição financeira por parte dos sócios. Ainda durante a reunião, destacou-se a importância da presença de mais de 30 instituições locais e internacionais, que contribuíram com a participação intelectual para o Pentálogo e o Colóquio, por meio das comunicações e  conferências apresentadas por seus representantes.

Confira mais notícias sobre as atividades:

Oficinas oferecidas pelo CISECO promovem atividades junto à comunidade de Japaratinga

Pesquisadores debatem a circulação da comunicação no Colóquio Semiótica das Mídias

Pentálogo segue debates, com discussões acerca da circulação visual e cinematográfica

Conferências ampliam debates sobre circulação no Pentálogo VIII

VIII edição do Pentálogo do Ciseco inicia discussões com foco na circulação discursiva

 

>>>>>>>> Confira algumas fotos dos cinco dias de evento! <<<<<<<<<<<<<<

Compartilhe!

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Todos os direitos reservados para CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

Top Desktop version