CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

:: Notícias

Nota de Pesar - Professor José Marques de Melo

 


O Centro Internacional de Semiótica e Comunicação - CISECO se associa às homenagens prestadas pelos inúmeros amigos ao fundador da Intercom, Prof.Dr. José Marques de Melo, que faleceu ontem, 20/06, em São Paulo. Todos nós que militamos nas áreas das ciências da comunicação sabemos que as ideias e o legado do professor José Marques de Melo ficarão para sempre e isso consola a todos neste momento.

O professor José Marques de Melo tem também um papel importante no processo de institucionalização do CISECO no Brasil. Em 2007, a Intercom realizou a 11ª edição do Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana, na Universidade Católica de Pelotas. Nessa oportunidade, e perante uma plateia de mais de 200 alunos e professores, o saudoso professor Eliseo Veron, presidente de honra do CISECO, foi homenageado pela INTERCOM e pela Cátedra em Comunicação da UNESCO no Brasil, quando apresentou publicamente a ideia da criação do CISECO que ocorreria meses depois. 

José Marques de Melo percorria o País de forma incansável levando as ideias renovadoras para o campo da comunicação, especialmente nas Universidades mais distantes dos grandes centros. Era a sua forma de testemunhar a sua crença na área de conhecimento que escolheu para toda a sua vida. São incontáveis as suas obras e inclusive a que saiu desse evento em Pelotas: “A diáspora comunicacional que se fez Escola Latino-Americana: as ideias de Eliseo Verón” (São Bernardo do Campo, SP: UMESP, 2008).

Momento da leitura do currículo de Eliseo Verón, na homenagem prestada por Marques de Melo ao fundador do CISECO.

 

O CISECO vem, por meio do seu Conselho Deliberativo e de sua Diretoria, apresentar seus sentimentos à família do querido colega e a todos aqueles que com ele compartilharam o trabalho da INTERCOM. Certamente, levarão adiante os ideais e os projetos dessa Instituição que se constitui em um dos grandes empreendimentos intelectuais e científicos criados e desenvolvidos pelo prof. José Marques de Melo.

 

Japaratinga, 21 de junho de 2018.
Diretoria e Conselho Deliberativo do
Centro Internacional de Semiótica e Comunicação - CISECO

Compartilhe!

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Todos os direitos reservados para CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

Top Desktop version