Moisés Sbardelotto
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

Com o surgimento de uma nova ambiência religiosa impulsionada pela midiatização digital do fenômeno religioso, estabelece-se uma nova interação entre o fiel – por meio da internet – com elementos de sagrado. Assim, a religião como tradicionalmente a conhecemos está mudando, e a “nova religião” passa a ser caracterizada pela midiatização digital (suas formas características de ser, pensar, agir etc. na era digital). Nas redes sociodigitais, há inúmeros sentidos religiosos em circulação, por meio de certas lógicas e regularidades, em uma infindável construção simbólica de instituições e usuários – em um processo constante de “procepção” (produção e recepção). Neste artigo, analisamos aspectos centrais da midiatização digital do fenômeno religioso, analisando casos de (re)construção de construtos católicos nas redes sociodigitais, a partir dos conceitos de dispositivos conexiais e reconexões.

 

Abstract

With the emergence of a new religious ambience driven by digital mediatization of religious phenomena, a new interaction between the believer – through the Internet – with sacred elements is established. Thus, religion as we traditionally know is changing, and the "new religion" is characterized by digital mediatization (their characteristic ways of being, thinking, acting, etc. in the digital age). In socio-digital networks, there are numerous religious meanings in circulation, through certain logics and regularities, in an endless symbolic construction of institutions and users – in a constant process of "proception" (production and reception). In this paper, we analyze key aspects of digital mediatization of religious phenomena, analyzing cases of (re) construction of Catholic constructs in socio-digital networks, based on the concepts of connectial dispositive and reconnections.

 

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