Beatriz Oliveira

A mesa da noite de quarta-feira, 28 de novembro, do Pentálogo foi mediada por Antônio Fausto Neto, diretor do Ciseco, e contou com o lançamento do livro digital da edição anterior do evento, o e-book “Circulação Discursiva e Transformação da Sociedade”.  A conferência principal teve exposições de Suzanne Chevigné, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França, e de Gastón Cingolani, da Universidad Nacional de las Artes, na Argentina, tratando da pesquisa “Relações entre midiatizações, sociedades democráticas e racionalidade individual: apontamentos sobre textos encontrados no Arquivo de Eliseo Verón”. A fala teve foco na importância desse material e nas reflexões presentes nesses textos do pesquisador morto em 2014 e que foi idealizador do CISECO.

Esse conteúdo deve ser reunido e publicado no formato de artigo ou livro, com o tema Sociedade Divergente, também um possível título. Os textos impressos contam com notas de caneta feitas pelo pesquisador, além de páginas inteiras de reflexões manuscritas. Tratam dos indivíduos e seus comportamentos e analisa as divergências provocadas pela comunicação: ela existe no meio e nos participantes enquanto origem e tensão. Percebendo essas questões, também problematiza as estratégias dos meios que não obrigatoriamente se denunciam, agindo intencionalmente para ser ou não consciente ou prevista.

As anotações de Verón apresentam o individualismo em três tipos, o primeiro trata daquele que se enxerga enquanto único e não se identifica em grupos. O segundo possui forte identificação com os seus grupos, que se reconhece diferente de outros. O terceiro, trata dos indivíduos em grupos com o sentimento de não pertencimento em relação à sociedade, como ocorre nos grupos antissistema. Essa questão pode produzir uma característica agressiva, porque produz crises de identidade. A fala aponta para o papel da linguagem enquanto redefinição.