Bruno Monte de Assis e Luciana Miranda Costa
Universidade Federal do Pará - UFPA

 

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a construção do discurso presente nos games “Darkstalkers: The Night Warriors” e “Street Fighter II: World Warriors” (SFWW) sobre os sujeitos sociais que vivem na beira dos rios da Amazônia, mais conhecidos como “ribeirinhos”. Estes jogos, do gênero “luta” (ROGERS, 2010), apresentam personagens lutadores, habitantes da região, representados como criaturas fantásticas de coloração predominantemente verde. Parte-se da premissa que os jogos apresentam elementos como a estética e a narrativa dos personagens, os cenários de luta e o escopo de ações possíveis ao jogador, que resultam em uma circularidade nas formas representativas da região. Como consequência, ratificam-se discursos e estereótipos historicamente construídos sobre os sujeitos da Amazônia. A investigação foi fundamentada em pesquisa documental e bibliográfica além de aporte teórico encontrado principalmente no modelo de jogo digital (PINHEIRO, 2007) e na retórica processual (BOGOST, 2007; 2008).

 

Abstract

The objective of this paper is to analyze the construction of this discourse in the games "Darkstalkers: The Night Warriors" and "Street Fighter II: World Warriors" (SFWW) about people who live on the shore of the Amazon rivers, better known as "ribeirinhos". These games of the "fight" genre (Rogers, 2010), show fighters, local residents, represented as fantastic creatures predominantly green. It starts with the premise that the games have elements such as aesthetics and narrative of the characters, scenarios of struggle and the scope of possible actions the player, resulting in a circularity in representative forms of the region. As a result, if ratified, discourses and stereotypes historically built about the subjects of the Amazon. The research was based on documentary and bibliographical research as well as theoretical support mainly found in digital game model (PINHEIRO, 2007) and procedural rhetoric (Bogost, 2007; 2008).

 

Texto completo: PDF