Danielle Cândido da Silva Nascimento, Janaina Galdino de Barros e Luzan Beiriz Gonçalves
Centro Universitário Tiradentes - UNIT

 

Resumo

A questão abordada neste estudo evidencia a necessidade de se compreender a relação do homem e a infinidade de signos existentes na linguagem do Instagram @reveillondosmilagres. O importante é discernir o modo como esta comunicação particularmente representa o que professa representar e, em função disso, quais os efeitos está habilitada a produzir em possíveis intérpretes. Cabe ressaltar que a semiótica sistematizada por Peirce fundamenta-se aqui em procedimentos conceituais e metodológicos que reclamam uma dialogicidade com a Análise de Discurso de linha francesa (Pêcheux), a fim de se completar os processos de representação sígnica no que se refere à história do seu sistema e o contexto sociocultural em que ele se situa. No momento em que ambas se interseccionam como um veículo que atua historicamente, é possível desvelar os efeitos de sentido do que está posto aparentemente como algo dado (literal), por meio das manifestações linguísticas. Partimos desse diálogo teórico para entender o processo comunicacional no qual o emissor de seu conteúdo e de sua imagem produz um ambiente onde o espectador não é apático, deseja ‘emitir para existir’.

 

Abstract

The question broached in this study highlights the need to understand the relationship between man and the plethora of existing signs on Instagram language @reveillondosmilagres. The important thing is to discern how this communication is particularly the professions represent and, on that basis, what the effects are enabled to produce possible interpreters. It should be noted that the systematic semiotic Peirce is based here in conceptual and methodological procedures that calls for a dialogical with the French Discourse Analysis (Pêcheux), in order to complete the semiotic representation of processes with regard to the history of your system and the socio-cultural context in which it is located. By the time both intersect as a vehicle that acts historically, it is possible to reveal the effects of sense of what is apparently set as a given (literal) by means of linguistic expressions. We start this theoretical dialogue to understand the communication process in which the issuer of its content and its image produces an environment where the viewer is not apathetic, want to ‘send to exist’.

 

Texto completo: PDF