Ricardo Lessa Filho
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

 

Resumo

Como olhar de forma mais verdadeira para a imagem-arquivo? Esse tipo de imagem que torna visíveis as sobrevivências, os anacronismos, os encontros entre tempos (o não-tempo da vida humana) de olharmos e de sermos olhados pela imagem. Partimos neste texto de uma ideia que diante da sobrevivência das imagens de Noite e neblina (1955) algo em seu corpo de matéria imagética parece arder, queimar quem as olha. A aporia, portanto, afeta toda sobrevivência da imagem-arquivo: que o gesto de olhar a imagem é também o de ser olhado por ela, é escutar sua clemência, sentir sua cintilância – onde reside seu brado pela memória, pela sobrevivência.

 

Abstract

How can we looking in a truer way at the file-image? This type of image that makes visible the survivals, the anachronisms, the meetings between times (the non-time of human life) of looking and being looked at by the image. This paper tries to establish an idea that before the surviving of the images of Night and fog something in your body imagery seems to glow, to burn whom looks those images. The aporia that affects the survival of the entire file-image: that the gesture of looking at the image is also to be looked for it, It is therefore, listen its mercy, to feel its flame, the plea for memory, for survival that its existence asks to us.

 

Texto completo: PDF