Joyce Lys Freire Feijó e Silva
Universidade Federal de Alagoas - UFAL

 

Resumo

Na sociedade midiatizada, o fenômeno comunicacional acontece por meio das interações entre pessoas e/ou grupos, não somente de modo presencial, mas virtual. Segundo Braga (2017), cada episódio comunicacional pode ser considerado como único e singular, já que envolvem uma grande variedade de circunstâncias particulares, entendendo o comunicar como fenômeno nem raro, nem ausente, mas tentativo (BRAGA, 2012). O processo de interação foi alterado pelas tecnologias midiáticas. Meios de comunicação tradicionais, atores sociais, individuais e coletivos interagem em fronteiras diluídas em reconfiguradas relações sociais, de modo que a midiatização se apresenta como processo interacional de referência (BRAGA, 2006). Partindo desta compreensão, a pesquisa relata estudo de cartazes reformulados diante de proibição dada pela lei ‘arena limpa’ e como se deu o processo de midiatização dos cartazes, por meio das circulações nas redes sociais e plataformas de notícias online, observando e analisando os entrecruzamentos e transfigurações das interações através deste suporte de cartolina. O estudo se baseia nas concepções de comunicação como fenômeno tentativo (BRAGA 2010), matrizes interacionais (BRAGA 2017), análise do discurso (ORLANDI, 1994), processos de midiatização (SGORLA, 2009) e o cartaz como suporte (NEVES, 2018).

 

Abstract

In the mediatized society, the communicational phenomenon happens through the interactions between people and / or groups, not only in person, but virtual. According to Braga (2017), each communicational episode can be considered as unique and singular, since they involve a wide variety of particular circumstances, understanding communication as a phenomenon neither rare nor absent, but tentative (BRAGA, 2012). The interaction process was altered by media technologies. Traditional means of communication, social, individual and collective actors interact in diluted frontiers in reconfigured social relations, so that mediatization presents itself as an interactive process of reference (BRAGA, 2006). Based on this understanding, the research reports a study of reformulated posters in view of the prohibition given by the 'clean arena' law and how the process of mediatizing the posters took place, through circulations on social networks and online news platforms, observing and analyzing the intersections and transfigurations of interactions through this cardboard support. The study is based on the conceptions of communication as a tentative phenomenon (BRAGA 2010), interactional matrixes (BRAGA 2017), discourse analysis (ORLANDI, 1994), mediatization processes (SGORLA, 2009) and the poster as a support (NEVES, 2018) .

 

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