Eloisa Klein
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

 

Resumo

O texto analisa lógicas de informação presentes em conteúdos compartilhados em grupos de Whatsapp cuja entrada não é aberta, problematizando como as ações de usuários e da mídia definem estratégias presentes no tipo de conteúdo e sua circulação. Para isso, tratamos teoricamente da plataforma Whatsapp como mídia de circulação contínua, focada em contatos e troca de conteúdos, e com possibilidade de formação de audiência. Também tratamos de características das imagens, das informações e dos conteúdos que circulam. A amostra analisada é composta por três conjuntos de conteúdos, recebidos a partir de usuários de grupos de Whatsapp. Observamos como textos curtos, links de manchetes, imagens que remetem a contextos e vídeos produzidos para circular em mídias sociais condensam estratégias de linguagem que permitem pensar na propagabilidade de um texto-imagem, ancorado por leitura rápida e associação entre formação de pensamento, tomada de decisão e emoção.

 

Texto completo: PDF