Com o advento da realização do Pentálogo XI, o Ciseco elaborou uma série de entrevistas com os conferencistas do evento deste ano, a fim de elucidar aspectos da temática “Pandemia: sentidos em disputa”, que serão desenvolvidos nas conferências, ao longo do evento. Seguindo com o ciclo de estudos, o Ciseco entrevistou a Prof. Dra. Sandra Valdettaro, que ministrará a próxima conferência do Pentálogo XI, no dia 16 de novembro, às 14h, no canal do Ciseco no YouTube. A entrevista está disponível em português e em espanhol.

A conferência pode ser acessada clicando aqui.

Sandra Valdettaro é doutora em Comunicação pela UNR, mestre em Ciências Sociais pela FLACSO e licenciada em Comunicação pela UNR.

A programação completa está disponível aqui.

 

Eis a entrevista.

 

Ciseco - Qual a importância que tem o tema gera do Pentálogo XI, segundo o seu ponto de vista de uma pesquisadora da sua área de conhecimento?

Sandra Valdettaro - O tópico do Pentálogo XI é estratégico em termos de reflexão sobre os diferentes cenários projetados a partir da pandemia de Covid. Desse modo, a comunidade acadêmica intervém de forma responsável e crítica diante dos complexos dilemas da atualidade.

Quais são os ângulos principais que a senhora vai abordar na sua conferência?

Minha intervenção irá propor uma exploração de diferentes níveis e momentos de midiatização no contexto da pandemia, focalizando vários fenômenos altamente peculiares que parecem ser projetados como tendências no presente.

Decorridos 2 anos de pandemia, como a senhora avalia o desdobramento de discursos em disputas sobre a pandemia, segundo os ângulos dos estudos que a senhora realiza?

Em geral, observo uma modificação abrupta da agenda nos discursos sobre a pandemia; os discursos recuperam agendas anteriores e o tema da pandemia fica em segundo plano.

Na sua opinião, qual a contribuição deste evento para o avanço dos estudos que envolvem pandemia e comunicação?

Acredito que seja muito importante como produção de conhecimento sobre as diferentes modalidades de midiatização em tempos de pandemia, que podem ser insumos significativos para o planejamento de políticas de comunicação tanto em nível de governos quanto de diferentes associações da sociedade civil.

Mencione referências de trabalhos sobre o tema pandemia e comunicação.

Grimson Alejandro Director (2020) El futuro después del Covid-19, Bs As: Presidencia de la Nación, Programa Argentina Unida. Disponível aqui.

Valdettaro Sandra Compiladora, Conversaciones en PanMedia, Rosario: UNR Editora, 2020. Disponível aqui.

 

***

 

Pentálogo XI - Sandra Valdettaro - Entrevista en español

 

Ciseco - ¿Qué importancia tiene el tema general del Pentálogo XI, según su punto de vista como investigadora en su campo de conocimiento?

El tema del Pentálogo XI es estratégico en términos de reflexionar acerca de los distintos escenarios que se proyectan a partir de la pandemia del Covid. De tal modo, la comunidad académica interviene de manera responsable y crítica ante los complejos dilemas del presente.

¿Cuáles son los principales ángulos que abordará en su conferencia?

Mi intervención planteará una exploración de distintos niveles y momentos de la mediatización en el contexto de la pandemia, focalizando en diversos fenómenos altamente peculiares que parecen proyectarse como tendencias en el presente.

Después de 2 años de la pandemia, ¿cómo evalúa el desenvolvimiento de los discursos en disputas sobre la pandemia, según los ángulos de los estudios que realiza?

De manera general, observo una abrupta modificación de agenda en los discursos sobre la pandemia; los discursos recuperan agendas previas y la temática de la pandemia va quedando en un lugar secundario.

En su opinión, ¿cuál es el aporte de este evento al avance de los estudios sobre pandemias y comunicación?

Creo que es muy importante como producción de conocimiento acerca de las distintas modalidades de la mediatización en épocas pandémicas, que pueden ser insumos significativos para la planificación de políticas de comunicación tanto a nivel de los gobiernos como de distintas asociaciones de la sociedad civil.

Mencionar referencias a trabajos sobre el tema de pandemias y comunicación.

Grimson Alejandro Director (2020) El futuro después del Covid-19, Bs As: Presidencia de la Nación, Programa Argentina Unida. Disponible aqui.

Valdettaro Sandra Compiladora, Conversaciones en PanMedia, Rosario: UNR Editora, 2020. Disponible aqui.

Avatar

“Acho que os dez anos do Pentálogo traduzem a força proativa da pesquisa universitária conduzida por mestres cientificamente inquietos, mas institucionalmente persistentes, como é o seu caso. O CISECO surfa vitorioso nas dificuldades. Vai continuar ainda que seja grande a onda adversa para a educação e a cultura no momento.”

Muniz Sodré - UFRJ