DIRETORIA DO CISECO
Currículos Resumidos

 
Antonio Fausto Neto
Antonio Fausto Neto Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1972), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1977), doutor em Sciences de La Comunication Et de L'information - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - França (1982) e estudos de pós-doutorado na UFRJ - RJ (1990). Pesquisador 1A do CNPq; membro do Comitê Científico do CNPq (área de comunicação); Consultor ad hoc: CAPES, CNPq, Fundação Carlos Chagas. Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); professor da Unifra; ex-professor nas: UFRJ, UFPb, UnB e PUC-Minas. Co-fundador da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós. Autor de livros Mortes em derrapagem (1991); O impeachment da televisão (1995); Ensinando à TV Escola (2001); Desconstruindo os sentidos (2001); Lula Presidente - Televisão e política na campanha eleitoral (2003); O mundo das mídia (2004).
 
 
Antônio Luiz Oliveira Heberlê
Possui graduação em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas-UCPel (1982), mestrado em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1986) e doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Desde 1986 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, junto à Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, onde desenvolve quatro projetos de pesquisa relacionados à transferência de tecnologia e comunicação. Professor da Universidade Católica de Pelotas deste 1988, ministra disciplinas de pesquisa, telejornalismo e semiótica. Dirigiu por duas oportunidades a Escola de Comunicação Social da UCPel e por mais de 10 anos a Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Clima Temperado. Atualmente dirige a TV Universitária (TV UCPel). Tem experiência na área de videodifusão e edição de jornal impresso. Suas áreas de interesse em pesquisa estão voltadas principalmente para os seguintes temas: jornalismo científico, divulgação científica, comunicação social e semiótica.
 
 
Eliseo Verón (1935-2014)
presidente de honra do CISECO - in memoriam
Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (em 1961). Doutorado em Letras e Ciências Humanas pela Universidade de Paris VIII (em 1985). 
 
 
Laura Guimarães Corrêa
Doutora, mestre e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora e pesquisadora no curso de graduação e no programa de pós-graduação em Comunicação da UFMG com vínculo à linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Integra o GRIS – Grupos de pesquisa em imagem e sociabilidade e coordena o GrisPub – Grupo de pesquisa em publicidade, mídia e consumo. Tem publicado artigos sobre os seguintes temas: comunicação visual, intervenções urbanas, publicidade, imagem, relações raciais e relações de gênero na mídia. Coordena a pesquisa "A cidade e suas marcas: práticas de escrita sobre o discurso oficial".
 
 
Paulo César Castro
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto III da ECO-UFRJ, onde coordenou o curso de Produção Editorial. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo impresso e online e Produção Editorial, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, internet, produção editorial e jornalismo.
 
 
Pedro Russi
Doutor [2005] e Mestre [2001] em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. Pós-Doutorado [CAPES - 2012-2013] na Universidad de Navarra (Grupo de Estudos Peirceanos/GEP); Graduação: Ciências da Educação [1998] - Universidad Católica del Uruguay Dámaso António Larrañaga (Montevidéu). Atualmente Professor na UnB (Universidade de Brasília) - FAC (Faculdade de Comunicação) - Graduação e Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação - Linha de Pesquisa: Teorias e Tecnologias da Comunicação. Coordenador no NESECOM (Núcleo de Estudos de Semiótica em Comunicação) DGP/CNPq. Áreas de atuação: Semiótica, Metodologia, Epistemologia, Teorias da Comunicação. Últimas pesquisas realizadas: "Metodologia da Comunicação: O problema de ensino de metodologia de pesquisa em comunicação" [2009] (CNPq); "Matrizes conceituais para o pensamento científico na pesquisa em Comunicação" [2010] (UnB/PPG); "Saber metodológico nas dissertações e teses (2010-2011) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação" [2012] (UnB/DPP). Livros Publicados: "Meios de comunicação na migração. Uruguaios no Sul do Brasil" (2010). "Líderes de Opinião no ambiente mediático: uma abordagem teórica no campo da Comunicação" (2010) (Co-Autor). "Processos Semióticos em Comunicação" (2013); "100 anos McLuhan" (2013) (Orgs.)