Escrito por Luiz Felipe Stevanim e Rodrigo Murtinho, o título da coleção Temas em Saúde analisa a centralidade do direito à comunicação para a garantia da saúde e dos princípios do Sistema Único de Saúde. Confira!

Escrito por Luiz Felipe Stevanim e Rodrigo Murtinho, o título da coleção Temas em Saúde analisa a centralidade do direito à comunicação para a garantia da saúde e dos princípios do Sistema Único de Saúde. Segundo os autores, o objetivo principal do livro é compreender as relações entre #comunicação e #saúde - ambas identificadas como expressões de cidadania - à luz dos direitos humanos.

Para isso, os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revistam símbolos históricos da redemocratização do país, com destaque para a Oitava Conferência Nacional de Saúde. Realizado em 1986, o evento representou um marco para a saúde pública brasileira e foi um dos momentos mais importantes na definição do #SUS.

Em cinco capítulos, o volume apresenta referenciais teóricos e contextos em que as interfaces entre direito à comunicação e à saúde se fazem presentes. Temas como exclusão digital, proteção de dados pessoais e desinformação também são abordados.

O livro mostra que lutar pelo nosso SUS e reforçar a sua importância para o Brasil - ainda mais em tempos de tantos desafios causados pela pandemia de #Covid19 - é também acreditar que uma outra comunicação em saúde é possível!

A obra está disponível para aquisição nos formatos impresso - via Livraria Virtual da Editora - e digital, na rede SciELO Books.

Maiores detalhes no site da Fiocruz https://portal.fiocruz.br/livro/direito-comunicacao-e-saude.