Após 10 anos de encontros sucessivos, o Centro Internacional de Semiótica e Comunicação-CISECO se vê impossibilitado de realizar, presencialmente, na linda Japaratinga-AL, o seu Pentálogo XI em 2020. Como todos sabem, tal fato se deve aos efeitos da pandemia Covid-19.

 A circulação do vírus se manifesta no Brasil e no mundo, impactando populações em todas regiões, repercutindo nas atividades das instituições, especialmente nos eventos por elas promovidos. Avaliamos de modo cuidadoso e, levando em conta as orientações vigentes sobre os efeitos da circulação do coronavírus, concluímos pelo adiamento da realização do Pentálogo XI na forma presencial, conforme informações que serão posteriormente divulgadas.

Entretanto, entendemos que não poderíamos estar ausentes do ambiente de discussões e de reflexões sobre o momento pelo qual passamos. Especialmente sobre aspectos que envolvem manifestações do vírus do ponto de vista comunicacional e, principalmente, dos sentidos que se enunciam e circulam ressignificando o tecido social.

Para tanto, o CISECO pretende se adaptar à nova forma de circulação que também impacta os eventos. Não se trata de uma substituição, mas a adaptação necessária, que consistirá na realização e veiculação de entrevistas analíticas sobre a midiatização e circulação do vírus e seus efeitos de sentidos. Tais entrevistas serão realizadas com especialistas nacionais e internacionais - acadêmicos, profissionais, estudiosos de comunicação e semiótica - que estejam trabalhando sobre o assunto ou questões convergentes.

Esta atividade, que se encontra em fase preparatória, será, em linhas gerais, realizada mensalmente, e veiculada por nossas redes digitais. A elaboração e realização desta atividade será de responsabilidade da diretoria e do conselho deliberativo do CISECO, mas interessados poderão sugerir temas e nomes a serem entrevistados através do e-mail do CISECO (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Trata-se de um formato que vai se caracterizar pelo deslocamento de uma atividade de mesas de exposição – conforme temos feito no Pentálogo – para a realização de entrevistas, tendo no debate a centralidade de sua proposta.

De nossas reflexões iniciais, destacamos o interesse em manter as entrevistas disponíveis aos interessados em nossas redes digitais, bem como o propósito de editá-las em formato de livro, o que corresponderia a nossa publicação anual, a circular no final de 2020, ou por ocasião do nosso encontro em 2021.

Queremos reiterar, ao propor este formato de atividade, que o CISECO não abandonará os fundamentos metodológicos sobre os quais tem realizado seus Pentálogos. Mas, diante dos limites que impedem a sua realização no formato presencial, pretendemos também fazer da interação em torno das entrevistas, um momento preparatório – via debate de questões – para a elaboração preliminar da temática do Pentálogo XI, em 2021.

Reiteramos também a importância que tem, para o CISECO, colocar-se em outro lugar de escuta e de fala, sobre temas que demandam alguma palavra interpretativa e de análise aprofundada através da semiótica e comunicação, neste contexto de diversificação dos processos circulatórios. Se o cenário da pandemia nos impede a interlocução conforme temos realizado anualmente, no ambiente de Japaratinga, não impede que sentidos se enunciem através de redes outras e suas colateralidades. Nestas condições, pretendemos brevemente enviar ao conhecimento dos interessados informações sobre este momento preliminar. Mas, podemos também ser contatados através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..