Organizado por Liziane Guazina, Helder Prior e Bruno Araújo, está disponível para venda o livro ‘(Des)construindo uma queda: a mídia e o impeachment de Dilma Rousseff’, publicado pela Editora Insular, sexto volume da série Jornalismo e Sociedade.  

Leia mais sobre a obra

Este sexto volume da Série Jornalismo e Sociedade trata do afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República em 2016, um tema controverso e polêmico num cenário complexo. Mostra como os meios de comunicação e as mídias sociais atuaram durante o impeachment, que muitos pesquisadores, inclusive os organizadores desta publicação, compreendem como um golpe parlamentar, uma ruptura ou soft coup. Uma investigação que esclarece a derrubada de Dilma Rousseff e seus desdobramentos político-econômicos ainda hoje sentidos, a partir de pesquisas centradas na observação empírica e na análise sobre a atuação dos meios de comunicação tradicionais e das mídias sociais no processo político-midiático. 

Os autores/as revelam os mecanismos de construção midiática da queda de Dilma Rousseff, a constituição de um cenário de opinião favorável ao impedimento e de desconstrução da imagem pública do Partido dos Trabalhadores, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita. Uma publicação que contribui para os estudos sobre o papel desempenhado pela mídia no processo de impeachment de Dilma Rousseff e para a reflexão sobre os tempos politicamente turbulentos em que vivemos. 

A Série Jornalismo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília em parceria com a Editora Insular, situa o jornalismo como construção social e prática sociodiscursiva, que participa da constituição de horizontes de referência sobre o mundo. Contempla a divulgação de estudos empíricos e esforços de teorização que buscam construir/discutir/fazer avançar uma Teoria do Jornalismo e da Notícia, bem como discussões sobre o jornalismo como práxis, as formas de (auto)regulação da profissão e seu papel na promoção da democracia e da cidadania no contexto brasileiro e em comparação com outros países. A Série tem um categorizado Conselho Editorial formado por professores, doutores e pesquisadores do nosso e de outros países. 

Autores: 

Anita Hoffmann
Antonio Fausto Neto
Bruno Araújo
Carla Candida Rizzotto
Eurico Matos
Heitor Costa Lima da Rocha
Hélder Prior
José Luiz Aidar Prad
Kelly Prudencio
Laís Cristine Ferreira Cardoso
Liziane Guazina
Luãn José Vaz Chagas
Pedro Mesquita
Tatiana Dourado
Vinicius Prates

Link para compra: http://loja.insular.com.br/product_info.php/products_id/1210