Texto por Aline Weschenfelder

A programação do Pentálogo XI trará no dia 26 de novembro pesquisadores da Fiocruz com o painel “Um vírus, muitos sentidos”. Inesita Araújo, Raquel Aguiar e Adriano De Lavor levarão à interlocução algumas abordagens sobre a pandemia sob o prisma da Comunicação e Saúde. Cada pesquisador abordará uma temática em convergência ao tema central.

A jornalista Raquel Aguiar, doutora em Informação e Comunicação em Saúde, com larga experiência na gestão de crises sanitárias, irá pontuar características singulares da crise representada pela pandemia, estabelecendo aproximações e afastamentos em relação a outras circunstâncias epidêmicas.

O jornalista Adriano De Lavor, também doutor em Informação e Comunicação em Saúde, com experiência de editor da revista Radis, discutirá os novos processos e protocolos que a condição excepcional da pandemia passou a exigir do fazer jornalístico.

A comunicóloga Inesita Araujo, doutora em Comunicação e Cultura, discutirá as agendas que foram suspensas em favor do enfrentamento à pandemia e alguns caminhos necessários para sua retomada.

A proposta dos painelistas destaca a produção de conhecimentos sobre a comunicação, sobretudo a respeito das mudanças que estão ocorrendo nos protocolos comunicacionais junto à sociedade, assim como a possibilidade da abertura de novos horizontes.

 

Trabalhos recentes dos painelistas sobre o tema

ARAUJO, INESITA, I.S.; AGUIAR, RAQUEL. A pandemídia e o pandemônio: Covid-19, desigualdade e direito à comunicação. REVISTA LATINOAMERICANA DE COMUNICACIÓN CHASQUI , v. 1, p. 215-234, 2020.

AGUIAR, R. ; ARAÚJO, I. S. A fábula do Viroceno: narrativas sobre heroísmo, solidariedade e “novo normal”. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 35, p. 189-198, 2020.

Avatar

“Acho que os dez anos do Pentálogo traduzem a força proativa da pesquisa universitária conduzida por mestres cientificamente inquietos, mas institucionalmente persistentes, como é o seu caso. O CISECO surfa vitorioso nas dificuldades. Vai continuar ainda que seja grande a onda adversa para a educação e a cultura no momento.”

Muniz Sodré - UFRJ